QUILOMBOLA SELF- RECOGNITION

AN ANALYSIS UNDER THE GEOGRAPHIC EDUCATIONAL PERSPECTIVE IN THE SERRA DO MULATOS COMMUNITY IN JARDIM-CE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12485

Keywords:

Autorreconhecimento quilombola, comunidade escolar, educação geográfica.

Abstract

School education must be a space of ethnic and cultural plurality, where the student can assert themselves and thus build or rebuild their path within their community towards a collective consciousness. The research was developed in the PhD Program in Geography at UECE and had the general objective of analyzing quilombola self-recognition from territorial and educational geographic perspectives based on a study carried out in the Serra dos Mulatos Quilombola Community in Jardim-CE, a quilombola community with self-recognition recent, and as specific objectives: discuss the main obstacles to quilombola self-recognition, discuss the role of the School in the context of black and quilombola communities, debate educational and geographic territorial aspects relevant to promoting self-recognition. To develop research using a dialectical and phenomenological approach, we adopted as a data collection technique a field study classified as exploratory and descriptive, divided into two phases, the first involving interviews with teachers from the quilombola school and the first teacher in the community. , and the second with the collection of documentary data from the school unit and the Association of Remnants, after approval by the Ethics and Research Committee. By analyzing the data, we can understand that multiple factors impeded the self-recognition of the quilombola community, among them the historical difficulty in educating the remainder, the lack of specific training for teachers in the ethnic-racial area, the absence of quilombola teachers and the lack of self-criticism. regarding the fragility of the educational system itself.

 

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Author Biographies

Alcides Furtado Brito, SEDUC CE/Professor

Professor licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Bacharel em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará-FAP, Especialista em Geografia e Meio ambiente (URCA), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Leciona a dezessete anos, com experiências acumuladas na educação básica (fundamental e médio), ensino regular e profissionalizante e ensino superior (graduação e pós-graduação). Área de atuação de ensino e pesquisa concentrada em: Geografia ambiental e Agroecologia,Ensino de Geografia, Povos Tradicionais e Comunidades Quilombolas. Todos os esforços intelectuais sempre foram voltados a transformação social através do ensino em instituições públicas Estaduais e Federal.

Otávio José Lemos Costa, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Coordenador do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas: Espaço, cultura e patrimônio, paisagem vernacular, Geografia e Cinema. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Festas, Identidades e Territorialidades -UFRN. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades da Universidade Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Paisagens Parimoniais e Artes Latino-americanas (OPPALA).

Tiago Cartaxo de Lucena

Possui Técnico em Agropecuária pelo IFCE (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Crato, 2009), Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA/CE (2011), Trabalhou como Recenseador no IBGE no Município de Mauriti-CE no CENSO 2010. Foi Bolsista nas seguintes instituições: Agente Rural na EMATERCE/ FUNCAP-2011/2012, Agente Rural na EMATERCE/ MDA/ FUNCAP-2012/2014 e PIBID/ URCA/ CAPES-2011. Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará- SEDUC e Mestre em Geografia na Universidade Federal do Ceará-UFC com o Projeto AGROECOLOGIA NO MUNICÍPIO DE MAURITI- CEARÁ: EXPERIÊNCIAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ORGÂNICOS DE PRODUÇÃO. Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana, com ênfase, em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Agroecologia, Educação Agroecológica, Agricultura Orgânica, Extensão Rural, Agricultura Familiar e Camponesa.

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Published

2024-12-23

How to Cite

FURTADO BRITO, A.; JOSÉ LEMOS COSTA, O.; CARTAXO DE LUCENA, T. QUILOMBOLA SELF- RECOGNITION: AN ANALYSIS UNDER THE GEOGRAPHIC EDUCATIONAL PERSPECTIVE IN THE SERRA DO MULATOS COMMUNITY IN JARDIM-CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.12485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12485. Acesso em: 6 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes