ANÁLISE DE ASPECTOS DAS UNIDADES GEOAMBIENTAIS CEARENSES BASEADA NA PERSPECTIVA DO CONFORTO TÉRMICO.
Palavras-chave:
Unidade Geoambiental, Clima, Conforto TérmicoResumo
O presente trabalho trata de análises sintéticas sobre as Unidades Geoambientais do estado do Ceará através da perspectiva climática, mais especificamente do Conforto Térmico, que foram feitas a partir de medições realizadas no dia 2 de Dezembro de 2016. A pesquisa possibilitou um maior conhecimento da dinâmica nos diversos locais estudados e a compreensão de como a sociedade impacta, em geral de forma negativa, no meio ambiente. Com o objetivo de analisar as diferenciações climáticas e estabelecer uma comparação entre as unidades foram feitas medições em um intinerário que percorreu desde a Planície Litorânea até o Planalto Sedimentar da Ibiapaba e possibilitou a análise de fatores ambientais naturais e da intervenção antrópica. O trabalho se origina da viagem de campo realizado na disciplina de Climatologia Geografica no ano de 2016 que permitiu uma maior compreensão de conceitos apreendidos em sala de aula. A compreensão ambiental do Ceará se faz necessário para demais estudos climatológicos e em outras vertentes físicas da Geografia. Além disso, o trabalho pode vir a servir como base para outras análises no segmento das Unidades Geoambientais e sua relação com o clima ou mesmo pesquisas relacionadas ao Conforto Térmico, assim sendo um projeto inicial ainda em desenvolvimento.
Downloads
Métricas
Referências
AYOADE, J.O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1996.
CEARÁ. Ana Cristina Lima Gouveia Soares. Governo do Estado do Ceará (Org.). Anuário Estatístico do Ceará. 2017. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br/index.php/anuario-estatistico-do-ceara>. Acesso em: 26 jun. 2018.
CEARÁ. Cleyber Nascimento de Medeiros. Governo do Estado do Ceará (Org.). Ceará em Mapas: Compartimentação Geoambiental. 2007. Disponível em: <http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/132.htm>. Acesso em: 26 jun. 2018.
INMET - INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (BRASIL). In Diagrama do Conforto Humano. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/html/clima/conforto_term/>. Acesso em: 28/04/2016.
LANDIM, Rafael Bezerra Tavares Vasques; SILVA, Djane Fonseca da; ALMEIDA, Henrique Ravi Rocha de Carvalho. Desertificação em Irauçuba (CE): Investigação de Possíveis Causas Climáticas e Antrópicas. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, p.1-21, 2011. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/rbgfe/index.php/revista/article/viewArticle/148>. Acesso em: 09 dez. 2016.
Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
SOARES, Ana Cristina L. G. et al. Caracterização Territorial. In: IPECE (Org.). Ceará em Números 2015. Fortaleza: IPECE, 2016. p. 27-49. Disponível em: <http://www2.ipece.ce.gov.br/publicacoes/ceara_em_numeros/2015/territorial/01_Caracteristicas_Geograficas.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2016