Autorreconhecimento quilombola

Uma análise sob a perspectiva educacional geográfica na comunidade Serra dos Mulatos em Jardim-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12485

Palavras-chave:

Autorreconhecimento quilombola, comunidade escolar, educação geográfica.

Resumo

A educação escolar deve ser um espaço de pluralidade étnica e cultural, onde o educando possa se auto afirmar e dessa forma construir ou reconstruir seu caminho no âmbito de sua comunidade rumo à uma consciência coletiva. A pesquisa se desenvolveu no Programa de Doutorado em Geografia da UECE e teve como objetivo geral analisar o autorreconhecimento quilombola sob as perspectivas territorial e educacional Geográfica a partir de um estudo realizado na Comunidade Quilombola Serra dos Mulatos em Jardim-CE, uma comunidade quilombola com autorreconhecimento recente, e como objetivos específicos: discutir sobre os principais obstáculos para o autorreconhecimento quilombola, dissertar sobre o papel da Escola no contexto das comunidades negras e quilombolas, debater aspectos educacionais e territoriais geográficos relevantes para promoção do autorreconhecimento. Para desenvolvimento da pesquisa sob abordagem do método dialético e o fenomenológico adotamos como técnica de coleta de dados o estudo de campo classificado como exploratório descritivo, dividido em duas fases, a primeira com aplicação de entrevistas aos professores da escola quilombola e à primeira professora da comunidade, e a segunda com levantamento de dados documentais junto a unidade escolar e à Associação de Remanescentes, após da aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa. Com a análise dos dados podemos compreender que múltiplos fatores obstaram ao autorreconhecimento da comunidade quilombola, dentre eles a dificuldade histórica para escolarização dos remanescentes, a ausência de formação específica dos professores na área étnico-racial, a ausência de professores quilombolas e a inexistência da autocrítica quanto a fragilidade do próprio sistema educacional.

 

 

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Biografia do Autor

Alcides Furtado Brito, SEDUC CE/Professor

Professor licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Bacharel em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará-FAP, Especialista em Geografia e Meio ambiente (URCA), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Leciona a dezessete anos, com experiências acumuladas na educação básica (fundamental e médio), ensino regular e profissionalizante e ensino superior (graduação e pós-graduação). Área de atuação de ensino e pesquisa concentrada em: Geografia ambiental e Agroecologia,Ensino de Geografia, Povos Tradicionais e Comunidades Quilombolas. Todos os esforços intelectuais sempre foram voltados a transformação social através do ensino em instituições públicas Estaduais e Federal.

Otávio José Lemos Costa, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Coordenador do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas: Espaço, cultura e patrimônio, paisagem vernacular, Geografia e Cinema. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Festas, Identidades e Territorialidades -UFRN. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades da Universidade Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Paisagens Parimoniais e Artes Latino-americanas (OPPALA).

Tiago Cartaxo de Lucena

Possui Técnico em Agropecuária pelo IFCE (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Crato, 2009), Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA/CE (2011), Trabalhou como Recenseador no IBGE no Município de Mauriti-CE no CENSO 2010. Foi Bolsista nas seguintes instituições: Agente Rural na EMATERCE/ FUNCAP-2011/2012, Agente Rural na EMATERCE/ MDA/ FUNCAP-2012/2014 e PIBID/ URCA/ CAPES-2011. Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará- SEDUC e Mestre em Geografia na Universidade Federal do Ceará-UFC com o Projeto AGROECOLOGIA NO MUNICÍPIO DE MAURITI- CEARÁ: EXPERIÊNCIAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ORGÂNICOS DE PRODUÇÃO. Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana, com ênfase, em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Agroecologia, Educação Agroecológica, Agricultura Orgânica, Extensão Rural, Agricultura Familiar e Camponesa.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

FURTADO BRITO, A.; JOSÉ LEMOS COSTA, O.; CARTAXO DE LUCENA, T. Autorreconhecimento quilombola: Uma análise sob a perspectiva educacional geográfica na comunidade Serra dos Mulatos em Jardim-CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.12485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12485. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes