AWA PAPEHAPOHA: um estudo sobre educação escolar entre os Awa Guajá/MA

um estudo sobre educação escolar entre os Awa Guajá/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12217

Palavras-chave:

CIMI, Educação Escolar Indígena, Povo Awa

Resumo

Este artigo analisa o processo de implantação da escola entre os Awa Guajá, a partir de experiências localizadas em comunidades deste povo que contaram com a participação de membros do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Tal proposição é desdobrada em objetivos específicos: a) analisar as formas como, no contexto cultural Awa Guajá, a escola é organizada para responder aos interesses e intencionalidades deste povo e b) discutir os principais desafios enfrentados pelos Awa Guajá para a construção de uma educação escolar pautada em suas pedagogias e processos próprios de aprendizagem. A pesquisa foi realizada nas aldeias Awa e Tiracambu, T. I. Caru, município de Bom Jardim, MA e elegeu a pesquisa etnográfica como abordagem teórico-metodológica, utilizando duas estratégias principais: a análise de fontes documentais e bibliográficas e a pesquisa de campo, na qual se articulam recursos como a observação, o registro de depoimentos indígenas e o diário de campo. Os resultados mostraram que a escola foi implantada por uma demanda e necessidade expressa pelos Awa, a mesma foi organizada tendo como pressuposto uma metodologia participativa fundamentada no diálogo com a cultura, a língua, os saberes deste povo, construindo, portanto, práticas escolares aos modos de ser e educar dos Awa.

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Biografia do Autor

Rosana de Jesus Diniz Santos, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA-UEMA)

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, 2003. Especialista em Desenvovimento e Relações Sociais no Campo pela UNB, 2015. Mestranda do PPGCSPA na UEMA.

Iara Tatiana Bonin, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Bolsista Produtividade do CNPq (Pq 2).

Marilda da Conceição Martins, Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- UFMA

MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Piauí (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de Pedagogia. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na América Latina. Área de pesquisa: Educação; Educação do Campo; Educação Escolar Quilombola; Educação Escolar Indígena e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

DINIZ SANTOS, R. de J.; BONIN, I. T.; MARTINS, M. D. C. AWA PAPEHAPOHA: um estudo sobre educação escolar entre os Awa Guajá/MA: um estudo sobre educação escolar entre os Awa Guajá/MA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.12217. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12217. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes