Frequentadoras (es) de feiras orgânicas: Relações de consumo e de gênero em territórios brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2023v10e10922

Palavras-chave:

Feiras orgânicas, mulheres, trabalho, agroecologia

Resumo

Um dos canais de comercialização dos produtos orgânicos nas grandes cidades são as feiras orgânicas e agroecológicas, cuja expansão tem permitido maior acessibilidade da população a alimentos saudáveis. Parece haver um incremento pela busca e consumo de produtos orgânicos pela população brasileira. Este panorama pode ser avaliado como um recurso para a saúde e segurança alimentar. Considerando tal cenário, o objetivo do presente estudo foi identificar quem são os frequentadores de feiras orgânicas, além de analisar se identificam as mulheres como participantes no processo da produção dos alimentos que são comercializados nestes espaços. Através de um questionário estruturado, respondido de forma on-line por 185 pessoas de diferentes estados do país, foi possível caracterizar a população alvo. Na amostra deste estudo, 84,4% dos respondentes identificaram-se com o gênero feminino. As pessoas com pós-graduação e renda mensal entre média e alta são as que visitam as feiras orgânicas com maior frequência. Elas estão interessadas na compra de alimentos saudáveis, e em adquirir produtos frescos, comercializados em circuitos curtos, além de estarem motivadas em apoiar o cuidado e a sustentabilidade ambiental. Apenas uma parcela de 32,7% dos respondentes identifica o papel das mulheres na produção e comercialização no contexto da agroecologia. Conclui-se, assim, que ainda prevalece na sociedade um discurso que não visibiliza o papel das mulheres, mesmo que sua participação  na produção agroecológica seja ampla.

Referências

BARBOSA S.C.; MATTEUCCI M.; LEANDRO W.; LEITE A.F.; CAVALCANTE E.; ALMEIDA, G. Perfil do consumidor e oscilações de preços de produtos agroecológicos. Pesquisa Agropecuária Tropical. 41(4), 602-609. 2011. doi: 10.5216/pat.v41i4.11854

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2003. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.831.htm

CARVALHO, W.; QUITÁ, C.; PAES, M.; SOARES, M.; CANTUÁRIA L. Perfil dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Rio de Janeiro. In Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Org.), 6º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, Três Rios. 2017. https://itr.ufrrj.br/sigabi/

COSTA, M. DA G.; DIMENSTEIN, M.; LEITE, J. Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no Brasil. Pesquisas e Práticas Psicossociais. 15(4), p. 1-13. 2020.

CUERVO, M.; HAMANN, C.; PIZZINATO, A. Feira agroecológica enquanto comunidade de prática: redes de sociabilidade, consumo e resistência. Sociedade e Cultura. 22(1), 281-298. 2019. doi: 10.5216/sec.v22i1.43743.

CUERVO, M.; HAMANN, C.; PIZZINATO, A. Dimensões Psicossociais e Possibilidades Políticas de Ação no Comércio de Feira Agroecológica. Revista Subjetividades. 20(2), 1-13. 2020. doi: 10.5020/23590777.rs.v20i2.e9304

DOS SANTOS, N. A Divisão Sexual do Trabalho na Agricultura Familiar: Entre a invisibilidade e a desvalorização do trabalho (re)produtivo de mulheres trabalhadoras rurais do município de Brejo/MA frente à expansão da monocultura de soja. Revista Políticas Públicas. 20, Número Especial, 331-337. 2016.

FERREIRA, G.; CEPOLINI, E. A territorialização das feiras orgânicas e agroecológicas no Brasil: algumas leituras sobre a construção de um mercado camponês. Revista Espaço Acadêmico. 203, 14-26. 2018.

GAIA, J.; GOMES, A.; OLIVEIRA, A; SOUZA, B.; WANDERLEY, T.; SILVA, G. Alimentos orgânicos em feiras de produtores são mais caros que convencionais em supermercados? Revista Brasileira de Agroecologia. v. 17, n. 3, p. 176-191. 2022. DOI: https://doi.org/10.33240/rba.v17i3.23542

GOMEZ, M.; DE LUCENA, E.; MANDARINO, A.; GOMBERG, E. Empoderamento da mulher através de feiras agroecológicas na cidade de Ilhéus, Bahia/Brasil. Forum Sociológico série II. 29, 1-14. 2016.

HERRERA, K.M. Da invisibilidade ao reconhecimento: mulheres rurais, trabalho produtivo, doméstico e de care. Política & sociedade. 208-233. 2016. doi: 10.5007/2175-7984.2016v15nesp1p208

KARAM, K. F. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Revista Estudos Feministas. 12(1), 303- 320. 2004. doi: 10.1590/S0104-026X2004000100016

MACIAZEKI-GOMES, R.; NOGUEIRA, C.; TONELI, M. Mulheres em contextos rurais: um mapeamento sobre gênero e ruralidade. Psicologia & Sociedade. 28(1), 115-124. 2016. doi: 10.1590/1807-03102015v28n1p115

MARQUES, G.; QUARESMA DA SILVA, D. R Invisibilidade das Mulheres Trabalhadoras Rurais: As Produções Científicas da Psicologia no Brasil. Psicologia em Estudo. 23, 1-16. 2018. doi: 10.4025/psicolestud.v23i0.41050

MARTIL G.; ANJOS F. Redes agroalimentares alternativas e consumo crítico: o caso das feiras orgânicas de Porto Alegre. Política & Sociedade. 19(44), 172-203. 2020. doi: 10.5007/2175-7984.2020v19n44p172

MASSON, D.; BASTIEN, E. The Relational Dynamics of Becoming Popular Feminist Subjects. The World March of Women and Rural/Peasant Women’s Organizing in Brazil in the 2000s. Latin American Perspectives. 48 (5), 42–58. 2021. doi: 10.1177/0094582X211015171

MORAIS, F.; SILVEIRA, M.; OLIVEIRA, L.; CAMARGO, R.; CALIARI M. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos da feira agroecológica do mercado municipal de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. 7(4), 64-70. 2012.

NASCIMENTO, B.; DAL POZZO, S. Ecofeminismo e comunidade Sustentável. Estudos Feministas. 23, 1. 11-34. 2015. doi: 10.1590/0104-026X2015v23n1p/011

PAULILO, M. O peso do trabalho leve. Ciência Hoje. 5 (28), 64-70. 1987.

PAULILO, M. Trabalho familiar: Uma categoria esquecida de análise. Revista Estudos Feministas. 12(1) 229-252. 2004. doi: 10.1590/S0104-026X2004000100012.

PEREIRA, M.; MULLER, C.; RODRIGUES, F.; MOUTINHO, A.; RODRIGUES, K.; BOTELHO, F. Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos. Ciência & Saúde Coletiva. 20(9), 2797-2804. 2015. doi: 10.1590/1413-81232015209.12002014.

PIMENTA, V.; SENA, J.A.; MOURA, L.P.; CUNHA, D.; RUPP, L.; HISANO, L.; CALDAS, R.; FREITAS, I.; VIEIRA, D. Percepção dos Consumidores Quanto aos Produtos Orgânicos na Região de Maringá - Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia. 4(2), 2903-2907. 2009.

R FOUNDATION FOR STATISTICAL COMPUTING. R: A language and environment for statistical computing. Austria: R Core Team. (2021). http://www.R-project.org/

RODRÍGUEZ-IBARRA, A.C.; PIZZINATO, A.; OLIVEIRA, M. Mulheres agricultoras do Rio Grande do Sul: Suas trajetórias no contexto da produção agroecológica. Psicologia & Sociedade. 35, 1-17. 2023.

SANTOS, M.; GLASS, V. Atlas do Agronegócio: Fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll. 2018.

SANTOS, M. G.; MERLO, A.R.C. Temporalidades rurais: trabalho feminino, sentidos e organização do tempo. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. 22 (2) 199-216. 2019. doi: 10.11606/issn.1981-0490.v22i2p199-216.

SILIPRANDI, E. Ecofeminismo: Contribuições e limites para a abordagem de políticas ambientais. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, 1(1), 61-71. 2000.

SILIPRANDI, E. Mulheres e Agroecologia: Transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2015.

SILVA, D. O perfil do consumidor da feira de transição agroecológica do bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa – PB. Revista Espaço Acadêmico. 107, 124-128. 2010.

SILVA, J.H.; BARBOSA, A. A inserção da agroecologia em um novo sistema alimentar por COVID-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental. 15(4), 148-159. 2020. doi: 10.34024/revbea.2020.v15.10618

SILVA, E.; CARDOSO, F.; SOUZA G.; ALMEIDA A. Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. 8(2), 83 - 89. 2013.

SOUZA, K. J.; MORAES FILHO, R. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos no Brasil. XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2017. https://www.engema.org.br/

VENANCIO, L.; SILVA, V.; ROSSI, M. Perfil dos consumidores de alimentos orgânicos das feiras agroecológicas do estado de São Paulo. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. 4(2), 27-37. 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

RODRIGUEZ IBARRA, A. C.; BAPTISTA RAMOS, N.; PIZZINATO, A.; HALINSKI, R.; ZIEBELL DE OLIVEIRA, M. Frequentadoras (es) de feiras orgânicas: Relações de consumo e de gênero em territórios brasileiros . Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. e10922, 2023. DOI: 10.59171/nutrivisa-2023v10e10922. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/10922. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais