Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará

Autores

  • Maria Daniara Pessoa Farias Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Administração pela UECE. Graduanda em Nutrição pela UECE.
  • Iramaia Bruno Silva Lustosa Mestre em Saúde Pública pela UECE. Especialista em Vigilância Sanitária em Alimentos e em Saúde do Idoso pela UECE. Graduada em Nutrição pela UECE.
  • Stella Regina Arcanjo Medeiros Doutora em Biotecnologia (RENORBIO) pela UECE. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Engenharia de Alimentos pela UFC.

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2015v2e9096

Palavras-chave:

alimentos infantis, aleitamento materno, NBCAL, promoção de alimentos

Resumo

Introdução: a industrialização, a urbanização, o trabalho externo da mulher, a redução da importância social da maternidade e o desenvolvimento das fórmulas de leite em pó foram os principais responsáveis pela diminuição do aleitamento materno no século XX, com repercussões desastrosas na saúde das crianças e das mulheres. Objetivo: avaliar a promoção comercial dos produtos que interferem na amamentação, em conformidade com a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Metodologia: para avaliação da promoção comercial dos produtos de interesse contidos nos 18 encartes de estudo, foi aplicado o “Roteiro de verificação: promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e produtos de puericultura”. Resultados: observou-se que 83,30% dos encartes avaliados estavam de acordo com a nBCAL, enquanto 16,70 % das amostras demonstraram não estar em conformidade com a Norma: existiam fotos de produtos – leite em pó, por exemplo – em que não havia as frases de advertência exigidas. Para os cereais infantis, o resultado foi maior: foram 38% (sete amostras) do total sem a respectiva frase de advertência. Conclusão: torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para a fiscalização e o acompanhamento da Norma.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

FARIAS, M. D. P. .; LUSTOSA, I. B. S. .; MEDEIROS, S. R. A. . Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará. Nutrivisa - Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 54–57, 2015. DOI: 10.59171/nutrivisa-2015v2e9096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/9096. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais