Potencialidades e desafios dos marcadores de consumo alimentar para a segurança alimentar e nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2023v10e10727

Palavras-chave:

Consumo Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional, Sistema Único de Saúde, Vigilância Nutricional

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de profissionais de saúde, gestores e especialistas que atuam com a Vigilância Alimentar e Nutricional do Sistema Único de Saúde sobre a potencial contribuição do formulário de marcadores de consumo alimentar para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira. Foi aplicado um questionário on-line semiestruturado. A análise de dados para questões objetivas foi realizada por meio do software SPSS®. O Microsoft Excel® foi utilizado para organizar a categorização das questões subjetivas. Participaram da pesquisa 1.032 respondentes, sendo 632 profissionais, 371 gestores e 29 especialistas. Dos profissionais participantes, 84,7% afirmaram que era possível identificar pelo questionário a origem dos alimentos. Cerca de 50,7% dos gestores afirmaram utilizar os dados de estado nutricional e de consumo alimentar para planejar ações da gestão. Especialistas sugeriram aspectos para alterar os marcadores de consumo que podem colaborar com o fortalecimento SAN, a saber: a adequação ao Guia Alimentar para a População Brasileira, seguindo a nova classificação de alimentos; o aumento da capacidade discriminatória dos alimentos; informação sobre a origem do alimento; e inclusão da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Profissionais, gestores e especialistas sugerem a necessidade de alterações no formulário de marcadores de consumo alimentar, por visualizar nele um potencial instrumento para o fortalecimento da SAN.

Biografia do Autor

Beatriz Gouveia Moura, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe (2021) e é mestre em Ciências da Nutrição (PGGCNUT/UFS). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora no projeto "Enfrentando conflito de interesses (COI) nas agendas de alimentação, tabaco e álcool. Fase 1: Levantamento de subsídios e elaboração do projeto de estruturação do Observatório de COI" executado pela UERJ e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e consultora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva no projeto "Deslocando os sentidos do comer: perspectivas ampliadas para o cuidado alimentar e nutricional" . Também atua no Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, no Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e na Rede Sergipana de Agroecologia. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos de interesse nas políticas de saúde, vigilância alimentar e nutricional, políticas públicas de alimentação e nutrição e formação profissional.

Clara Cecília Ribeiro de Sá, Universidade Federal de Sergipe

É graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto (2020.1), mestranda em Ciências da Nutrição no Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT/UFS), professora voluntária de Saúde Coletiva do departamento de Nutrição da UFS/Lagarto. É colaboradora no projeto "Deslocando os sentidos do comer: perspectivas ampliadas para o cuidado alimentar e nutricional" da Abrasco. Trabalha com as linhas de pesquisa: 'Vigilância Alimentar e Nutricional', 'Educação Alimentar e Nutricional', 'Segurança Alimentar e Nutricional'; 'Nutrição em Saúde Coletiva'.

Raísa Conceição Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Possui Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde - IPGS (2015) e em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia pelo Instituto Ana Paula Pujol - IAPP (2019). Atuou entre 2015 e 2021 em Programa de Qualidade de Vida voltado à Educação Alimentar e Nutricional em benefício de trabalhadores da indústria e seus dependentes, bem como da população em geral. Atualmente é bolsista FAPITEC em pesquisa na área de Saúde Pública e integrante/colaboradora do Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe - LEAN/DNUT/UFS. 

Andhressa Araújo Fagundes, Universidade Federal de Sergipe

É Docente do Departamento de Nutrição, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2013), atuando na formação de Nutrição em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT/UFS) (2015). Graduada em Nutrição (2002). Mãe da Sofia em 2005 =) Mestre em Ciências da Saúde (2006) e Doutora em Nutrição Humana (2013), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado na Ryerson University (2019). Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição (2008) e Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para População Indígena (2009), ambos pela Fiocruz. Foi pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), da UnB (2009-2013); Consultora Técnica do Departamento de Saúde Indígena, da Funasa (2006-2009) e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde (2000-2006). Foi docente do Centro Universitário Unieuro, em Brasília (2005-2011). Fellow Faimer (2018). Compõe o Comitê Gestor do Grupo de Trabalho de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, da Abrasco. Trabalha com as linhas de pesquisa: 'Educação Alimentar e Nutricional'; 'Segurança Alimentar e Nutricional'; 'Pesquisa Qualitativa'; 'Políticas e Programas de Alimentação e Nutrição'; 'Formação em saúde'; e 'Método e didática para o ensino superior'.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v.70, 1977.

BELIK, W. Um retrato do sistema alimentar brasileiro e suas contradições. São Paulo: Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - IMAFLORA, 2020.

BENTO, I.C.; LANA, D.V. Influência do projeto de fortalecimento da vigilância em saúde na cobertura de dados nutricionais. Rev. APS, v.20, n.3, p.385-391, 2017. Doi: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15937

BEZERRA, M.S.; JACOB, M.C.M.; FERREIRA, M.A.F.; VALE, D.; MIRABAL, I.R.B.; LYRA, C.D.O. Insegurança alimentar e nutricional no Brasil e sua correlação com indicadores de vulnerabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.10, p.3833-3846, 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2012.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

_______. Ministério da Saúde. Situação alimentar e nutricional no Brasil: excesso de peso e obesidade da população adulta na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

_______. Ministério da Saúde. Guia para a Organização da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2022a.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde: manual de identificação dos domicílios e organização da rede. Brasília: Ministério da Saúde, 2022b.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2022c.

CAMPOS, D.S.; FONSECA, P.C. A vigilância alimentar e nutricional em 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Cadernos de Saúde Pública, v.37, e00045821, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00045821

CARVALHO, K.P. As conexões entre o sistema alimentar dominante e a covid-19: desafios à Segurança Alimentar e Nutricional no tempo presente e após. Segurança Alimentar e Nutricional. v.28, p.1-11, 2021. Doi: https://doi.org/10.20396/san.v28i00.8661416

FACCHINI, L.A.; NUNES, B.P.; MOTTA, J.V.D.S; TOMASI, E.; SILVA, S.M.; THUMÉ, E.; SILVEIRA, D.S.; SIQUEIRA, F.V.; DILÉLIO, A.S.; SAES, M.O.; MIRANDA, V.I.A.; VOLZ, P.M.; OSÓRIO, A.; FASSA, A.G. Insegurança alimentar no nordeste e sul do Brasil: magnitude, fatores associados e padrões de renda per capita para redução das iniquidades. Cadernos de Saúde Pública, v.30, n.1, p.161-174, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00036013

HUNGER, R.; COSTA, D.N.; FARIA, A.L.; RODRIGUES, A.M. Monitoramento da Avaliação Antropométrica no Contexto do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde. Rev. APS, v.20, n.2, 2017. Doi: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15691

JACOB, M.C.M.; ARAÚJO, F.R.D. Desenvolvimento de competências para Nutrição no contexto de Sistemas Alimentares Sustentáveis. Ciência e Saúde Coletiva. v.25, n.11, p.4369-4378, 2020.

JAIME, P.; CAMPELLO, T.; MONTEIRO, C.A; BORTOLETTO, A.P; YAMAOKA, M.; BONFIM, M. Diálogo Sobre Produtos Ultraprocessados: Soluções Para Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis [internet]. NUPENS USP, p.45, 2021. Acesso em 07/06/2023. Disponível em: <http://catedrajc.fsp.usp.br/publicacoes/dialogo-sobre-ultraprocessados-solucoes-para-sistemas-alimentares-saudaveis-e-sustentaveis/>

LIMA, J.F.; SCHMIDT, D.B. Sistema de vigilância alimentar e nutricional: utilização e cobertura na atenção primária. Revista Saúde e Desenvolvimento. v.12, n.11, p.315–333, 2018.

MATOS, N.C.S.; ANDREAZZI, M.A.; GASPAROTTO, F.; LIZAMA, M.D.L.A.P.; QUEIRÓZ, F.M.; CAVALIERI, F.L.B. Produção Sustentável de Alimentos e Educação: uma relação essencial. Revista Educação Ambiental em Ação. v.17, n.65, p.1–15, 2018.

MONTEIRO, C.A.; CANNON, G.; LEVY, R.B.; MOUBARAC, J.C.; JAIME, P.; MARTINS, A.P.; SATTAMINI, I. Classificação dos alimentos. Saúde Pública. NOVA. A estrela brilha. World Nutrition, v.7, n.3, p 28–40, 2016.

MORAIS, D.C.; LOPES, S.O.; PRIORE, S.E. Indicadores de avaliação da Insegurança Alimentar e Nutricional e fatores associados: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.7, p.2687–2700, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.23672018

PEREIRA, K.C.A.; SCALCO, A.R.; LOURENZANI, A.E.B.S. Estudo sobre a relação do ambiente alimentar com o comportamento de compra. Research, Society and Development, v.9, n.11, p. e99391110592, 2020.

PESSOA, G.S.; ALBUQUERQUE, P.C.C.; COTRIM, G.S.; GURGEL, A.M.; LIRA, P.V.R.A.; GURGEL, I.G.D.; CAMPOS, A.G.; Uso de agrotóxicos e saúde de trabalhadores rurais em municípios de Pernambuco. Saúde em Debate, v.46, p.102–121, 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E207

ROLIM, M.D. Avaliação do SISVAN como instrumento de informação para o desenvolvimento de ações e serviços de alimentação e nutrição dos municípios de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2013.

SILVA, V.M.; FARIAS, P.R.; GONÇALVES, V.S. Consumo alimentar e obesidade em adolescentes brasileiros acompanhados na Atenção Básica: estudo ecológico com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Adolescência & Saúde, v.17, n.3, p.31–40, 2020.

SOARES, É.L.; MEZADRI, T.; NUNES, P. Operacionalização do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no município de Balneário Piçarras: relato de experiência. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v.30, n.2, p. 283–287, 2017.

TEIXEIRA, T.K. Feiras Livres como Instrumento de Oferta de Alimentos Saudáveis nos Municípios de Ouro Preto e Mariana– MG: características do ambiente alimentar e feirantes Ouro Preto-MG. Trabalho de Conclusão de Curso—Ouro Preto-MG: Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Nutrição, 2021.

VITORINO, S.A.S.; SIQUEIRA, R.L.; PASSOS, M.C.; BEZERRA, O.M.P.A.; CRUZ, M.M.; SILVA, C.A.M. Estrutura Da Vigilância Alimentar E Nutricional Na Atenção Básica Em Saúde No Estado De Minas Gerais. Revista de APS, v.19, n.2, p.230–244, 2016.

VITORINO, S.A.S.; CRUZ, M.M.; BARROS, D.C. Validação do modelo lógico teórico da vigilância alimentar e nutricional na atenção primária em saúde. Cadernos de Saúde Pública, v.33, p.e00014217, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

SANTOS, J. dos; MOURA, B. G.; SÁ, C. C. R. de; FERREIRA, R. C.; FAGUNDES, A. A. Potencialidades e desafios dos marcadores de consumo alimentar para a segurança alimentar e nutricional. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. e10727, 2023. DOI: 10.59171/nutrivisa-2023v10e10727. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/10727. Acesso em: 1 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais