LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: RESULTADO DE TESTES COM ALUNOS DO 3º ANO
Keywords:
Letramento, Escrita, Leitura, Prática SocialAbstract
Este artigo discute os níveis de letramento de alunos do 3º ano Ensino Médio de uma escola pública de Ipiranga - PI, baseado em testes de letramento e nas contribuições teóricas de Soares (2012), Mortatti (2004), Sousa, Corti e Mendonça (2012), Bunzen e Mendonça (2006) e Matêncio (1994). Foram aplicados questionários aos docentes para verificar suas concepções de letramento e alguns testes aos alunos para verificar os níveis de letramento. Os resultados demonstraram que (a) os professores reconhecem as formas de desenvolver o letramento dos discentes, mas suas práticas docentes ainda estão focadas na apropriação de signos linguísticos descontextualizados e (b) os alunos apresentam desempenho satisfatório na leitura de informações presentes na superfície textual, o que corresponde a um nível de letramento básico e intermediário, mas têm dificuldades de estabelecer uma relação de sentido entre o texto e o contexto amplo, acionando conhecimentos acumulados.
Downloads
References
_______. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
DI NUCCI, Eliane Porto. Letramento: algumas práticas de leitura do jovem do Ensino Médio. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6 n. 1, p. 31-38, 2002.
DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 5.ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
KLEIMAN, B. Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32 n.53, p. 1-25, 2007.
_______. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. 1. ed. – Campinas: Mercado de Letras, 1994.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed.- Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.
SOUZA, Ana Lúcia; CORTI, Ana Paula; MENDONÇA, Márcia. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
TAVARES, Valéria Maria Cavalcanti. As novas exigências do letramento e a construção de um ambiente propício ao ensino da leitura. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Fábio Fernandes Torres, Lorena Silva Moura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).