Contribuições da Sociolinguística para o Ensino de Língua Portuguesa

Entre Normas, Variação e Ensino

Autores

  • Fábio Fernandes Torres
  • Izabel Larissa Lucena Silva

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2944

Palavras-chave:

português do Brasil, sociolinguística, ensino

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil tem passado por mudanças graduais, com a universalização da educação básica, as contribuições da linguística moderna e inserção do livro didático nas escolas públicas. Contudo, essas mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma abordagem que reconheça a língua como uma realidade heterogênea, cultivando-se, em sala de aula, a ideia da norma padrão como única realidade linguística possível. Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da formação histórica do português brasileiro (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), as contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), e propor atividades para o tratatamento da variação que leve ao reconhecimento e consciência da diversidade linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

______. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BAGNO, M. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ; G. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

CASTILHO, A. T.; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012, p. 155.

COELHO, I. L. et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2018.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

COSTA, G. B. Norma linguística e realidade sócio-histórica do português popular do Brasil. Letra Magna, n. 12, 2010.

FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2011, p. 139.

GIVÓN, T. Functionalism and Grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Co, 1995.

LABOV, W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LUCCHESI, D. História do contato entre línguas. In: LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (org). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.

LUCCHESI, D. Língua e sociedades partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

NARO, A. J.; SCHERRE, M. M. P. Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2007.

______. Duas dimensões do paralelismo formal na concordância de número no português popular do Brasil. Delta, São Paulo, v. 9, N. 1, p. 1-14, 1993.

NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008.

RUBIO, C. F. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no português brasileiro e no português europeu. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

_____. A concordância verbal na região noroeste do estado de São Paulo. 2008 Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.

PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1995.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, midia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, S. R. Concordância verbal. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2014, p. 85-102.

WEINREICH, U.; LABOV, W. e HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968].

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

TORRES, F. F.; SILVA, I. L. L. Contribuições da Sociolinguística para o Ensino de Língua Portuguesa: Entre Normas, Variação e Ensino. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 154–171, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2944. Acesso em: 8 nov. 2024.