Nota sobre a previsão de publicação do número v. 16, n. 3, 2024 - Atemático.
A...
A multimodalidade como característica constitutiva de textos na construção de sentidos (Kress, 2003; 2010; van Leeuwen, 2005) tem se tornado proeminente, principalmente na era das tecnologias digitais em que os modos e os recursos semióticos são vistos como adequados e recorrentes para a comunicação e representação no cotidiano e nos contextos escolares para tratarem de questões sociais e culturais diversas. Nesta seara de pensamento, usuários têm reconhecido a importância da tecnologia digital e se utilizado cada vez mais de uma diversidade de mídias, ferramentas e linguagens na produção de textos construindo sentidos por meio dos vários modos semióticos. Uma das ferramentas que tem merecido destaque é a Inteligência Artificial por meio do ChatGPT, modelo de linguagem avançado generativo, que partindo do zero é capaz de produzir textos e realizar tarefas diversas usando artes visuais e linguagem natural de forma automática, rápida, criativa e gratuita. No entanto, essa ferramenta tem suscitado debates e pesquisas nos estudos da linguagem e educação devido ao seu impacto no ensino, na aprendizagem e no trabalho docente, especialmente, na questão do conhecimento nas diversas áreas, da autoria, da criatividade, da reflexividade e da ética.
A temática deste número enfatiza o debate em torno da multimodalidade e sua interface com as tecnologias digitais, especialmente a Inteligência Artificial (IA), aplicadas ao contexto da educação tanto no ensino quanto na pesquisa. Essa discussão é central e importante na atualidade considerando a celeridade e o aprimoramento das tecnologias digitais da informação e comunicação, da multimodalidade com a integração dos modos semióticos na construção de sentidos e discursos, produzidos e consumidos nas mídias e que circulam em diferentes instâncias da comunicação.
Tendo em vista esse contexto, neste dossiê temático, reunimos um ensaio e artigos que incluem reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas produzidos por autores que ampliam e exemplificam as discussões em torno da interface multimodalidade e tecnologias digitais em tempos de inteligência artificial. Além desses trabalhos, nosso dossiê traz uma entrevista que discute a multimodalidade, IA e educação, mostrando desafios e impactos, inovações e problemas.