Internationalization of Education in the Global South

A Dialogue with Prof. Kleber Aparecido da Silva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8535

Keywords:

Internationalization, Education, Global South

Abstract

This text is the result of an interview made by the Advisor of Extension and International Relations of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Samuel de Carvalho Lima, with the researcher/professor of the Post-Graduation Program in Linguistics of the University of Brasília (UnB), Kleber Aparecido da Silva. Three questions were proposed, by e-mail, to the Researcher/Professor. The questions dealt with the following themes: (1) the relationship between the internationalization of education in the Global South, critical education and translanguaging; (2) the challenges for the development of the internationalization of an educational institution in Brazil; (3) the impacts resulting from the internationalization of an educational institution in the Global South. The questions and answers were organized in sections in this order, giving a dimension, from the perspective of Applied Linguistics, of contemporary problematizations that help us move towards the construction of a more participatory identity of Brazil and the Global South in the international context.

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Author Biographies

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília – UnB

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Seus principais campos de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade, formação de professores/as e internacionalização, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramento e educação crítica na formação de professores; teorias e pedagogias críticas, bem como práticas decoloniais na produção do conhecimento. Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: ?Grupo de Estudos Críticos e Avançados da Linguagem? e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil e IES do Brasil e do Canadá) e do Projeto de Educação Linguística Crítica para/no Sul Global (Universidade de Brasília, Brasil e IES do Sul Global), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordena o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias, em uma perspectiva crítica e decolonial. É pesquisador e orientador da Rede Idiomas Sem Fronteiras (MEC e UnB) na área de Inglês e de Português para Estrangeiros. É coordenador das séries ?Estudos Críticos em Linguagens? e "Linguística Aplicada" pela Mercado de Letras e ?Linguagens para/na Universidade? pela Editora Contexto. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação orientada na área de Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB; pelo Prêmio ?Cláudio Luiz Ubeba? como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos em 2017/2018; pelo prêmio Linguistas em foco pela ABRALIN; pelo prêmio Liderança Educacional pela Câmara dos Deputados em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 e é Cidadão Bemérito pela Câmera dos Vereadores de Barretos.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN

Professor at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), where he works in secondary integrated education, in Mathematics teaching training, in the specialization course in Education and Contemporary, in the Master in Teaching (POSENSINO) and the Master in Professional and Technological Education (PROFEPT). Has a degree in Letters - Portuguese, English and respective Literatures by Universidade Federal do Ceará (2007), has a PhD in Linguistics from Universidade Federal do Ceará (2012) and did a post-doctorate research in Educational Sciences, in the specialty of Education in Foreign Languages, at Universidade do Minho (2018). He currently works as an International Affairs advisor in office at the Rectory. Email: samuel.lima@ifrn.edu.br

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Published

2022-08-19

How to Cite

SILVA, K. A. da; LIMA, S. de C. Internationalization of Education in the Global South: A Dialogue with Prof. Kleber Aparecido da Silva. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 179–196, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8535. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8535. Acesso em: 3 jul. 2024.