Acesso lexical de bilíngues

Histórico e perspectivas de pesquisa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7406

Palavras-chave:

Acesso lexical, Bilinguismo, Palavra, Léxico bilíngue

Resumo

Quando uma ou mais palavras nos é(são) apresentada(s) é necessário acessar o léxico mental a fim de reconhecê-la(s) ou identificá-la(s). A esse processo dá-se o nome de acesso lexical. Essa é uma temática em ascensão, pois, ao fazer uma rápida busca no Portal de Periódicos da Capes verificamos que o número de pesquisas em português com o termo “acesso lexical” no título vem aumentando nos últimos 20 anos. No entanto, ainda há espaço para as pesquisas sobre o acesso lexical de bilíngues. No presente artigo, buscamos traçar um paralelo entre o histórico do estudo sobre o acesso lexical bilíngue e as perspectivas para futuras pesquisas, em especial no cenário brasileiro. Para tanto, realizou-se um levantamento de trabalhos de pesquisa nacionais e internacionais indexados na base de dados Periódicos CAPES sobre o tema em evidência. Esse levantamento nos mostrou semelhanças com trabalhos influentes na área, mas também possibilidades em relação a diversificação de metodologias e objetos de estudo.

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Biografia do Autor

John Morais de Freitas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Estudos da Tradução; Aluno do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Fortaleza-CE.

Pâmela Freitas Pereira Toassi, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Estudos Linguísticos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Fortaleza-CE.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

FREITAS, J. M. de; TOASSI, P. F. P. Acesso lexical de bilíngues: Histórico e perspectivas de pesquisa no Brasil. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 252–271, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-13-7406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7406. Acesso em: 22 dez. 2024.