De Besouro a Matinta: capoeira e filosofia na obra de Paulo César Pinheiro

Autores

  • Cicero Cunha Bezerra

Palavras-chave:

Paulo César Pinheiro, Besouro, Capoeira, Literatura, Filosofia, Música

Resumo

Paulo César Pinheiro (1949-) é um dos mais consagrados músicos brasileiros. Sua trajetória como compositor agrega parcerias com nomes como Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, João de Aquino, João Nogueira, Toquinho e muitos outros. Poeta, escritor (de romance e teatro), Paulo César é, provavelmente, o único compositor da música popular brasileira a compor um disco inteiramente dedicado a um capoeirista. Capoeira de Besouro (2010) é um marco na discografia da capoeira. Transitando entre o histórico e o mítico, a vida de Manoel Henrique Pereira ou Besouro mangangá, é cantada a partir de 14 toques de berimbau que revelam desde aspectos da personalidade conflitiva do negro no século XIX até dimensões sobrehumanas dignas das encantarias que povoam a cultura folclorica brasileira. Nesse artigo, realizo, em um primeiro momento, um percurso focado nos aspectos históricos em torno da figura de Manoel Henrique Pereira para, em seguida, adentrar na interpretação poético-musical articulando o romance Matinta, o Bruxo (2011) e as composições, em particular, presentes em Capoeira de Besouro buscando estabelecer os vínculos de similitudes entre o universo literário e fonográfico de Paulo César Pinheiro.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

CUNHA BEZERRA, C. De Besouro a Matinta: capoeira e filosofia na obra de Paulo César Pinheiro. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 1, p. 190–225, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7207. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos