Filosofia e Cinema:
Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14950Resumo
Este artigo analisa a integração entre filosofia e linguagem audiovisual no projeto de ensino "Filosofia e Cinema", desenvolvido no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A iniciativa explorou o cinema como estratégia pedagógica para promover o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Baseado nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Antonio Gramsci, Christian Laval, Marise Ramos, Julio Cabrera e Dermeval Saviani, o projeto adotou uma abordagem dialógica e interdisciplinar, alinhando-se aos princípios do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Por meio de sessões de exibição de filmes e rodas de conversa, foram analisadas obras como Ilha das Flores e Relatos Selvagens. A metodologia qualitativa incluiu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos estudantes, cujos resultados destacaram que 73% consideraram o cinema "apropriado e mobilizador" na promoção da formação crítica. Contudo, desafios foram identificados, como a necessidade de melhorar aspectos técnicos das sessões e ampliar a diversidade das obras. O estudo conclui que o projeto ressignificou o ensino de filosofia no contexto do EMI do Câmpus Pelotas, ao traduzir conceitos abstratos em narrativas acessíveis e engajantes. Além de contribuir para a formação cidadã dos estudantes, evidenciou a contribuição do audiovisual para a promoção de uma formação humana integral na esfera da Educação Profissional e Tecnológica. Sugere-se aprimorar a curadoria das obras e fortalecer a participação discente no planejamento das atividades, assegurando a continuidade da repercussão pedagógica.
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