Filosofia e Cinema:

Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14950

Resumo

Este artigo analisa a integração entre filosofia e linguagem audiovisual no projeto de ensino "Filosofia e Cinema", desenvolvido no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A iniciativa explorou o cinema como estratégia pedagógica para promover o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Baseado nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Antonio Gramsci, Christian Laval, Marise Ramos, Julio Cabrera e Dermeval Saviani, o projeto adotou uma abordagem dialógica e interdisciplinar, alinhando-se aos princípios do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Por meio de sessões de exibição de filmes e rodas de conversa, foram analisadas obras como Ilha das Flores e Relatos Selvagens. A metodologia qualitativa incluiu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos estudantes, cujos resultados destacaram que 73% consideraram o cinema "apropriado e mobilizador" na promoção da formação crítica. Contudo, desafios foram identificados, como a necessidade de melhorar aspectos técnicos das sessões e ampliar a diversidade das obras. O estudo conclui que o projeto ressignificou o ensino de filosofia no contexto do EMI do Câmpus Pelotas, ao traduzir conceitos abstratos em narrativas acessíveis e engajantes. Além de contribuir para a formação cidadã dos estudantes, evidenciou a contribuição do audiovisual para a promoção de uma formação humana integral na esfera da Educação Profissional e Tecnológica. Sugere-se aprimorar a curadoria das obras e fortalecer a participação discente no planejamento das atividades, assegurando a continuidade da repercussão pedagógica.

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Biografia do Autor

Nei Fonseca

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação, pela UFPel (2017). Possui mestrado em Filosofia pela UNISINOS (2008) e graduação em Licenciatura em Filosofia pela UNIJUÍ (2005). Atua, desde 2011, como professor efetivo no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). É especialista em Ensino de Filosofia pela UFPel (2019) e especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela UFRGS (2022). Em 2020, credenciou-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT/IFSul. Neste Programa, está vinculado a linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Coordenou o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Câmpus Novo Hamburgo, de 2017 a 2021. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia da Educação e da Educação Profissional e Tecnológica. Está lotado na Coordenadoria da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no Câmpus Pelotas

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

FONSECA, N.; ORBEN, D. J. Filosofia e Cinema: : Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25018, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.14950. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14950. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais