Desafios e Potencialidades do Ensino de Filosofia no Contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14813Resumo
O presente artigo constitui uma tentativa de compreender, dimensionar e tematizar alguns desafios e algumas potencialidades do ensino de filosofia frente à nova proposta de ensino profissional e tecnológico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Considera-se essa problemática de fundamental importância devido ao papel preponderante que o ensino de filosofia representa para essa nova visão de ensino e, ao mesmo tempo, pelos desafios enfrentados por professoras e professores. Ao mesmo tempo, pela relativa juventude dessas instituições, ainda não se tem uma literatura consolidada, sobretudo no que se refere ao contexto do ensino de filosofia dentro desta realidade. Com isso, pensa-se estar contribuindo para lançar luz a uma problemática que ainda demanda ser abordada. O artigo resulta tanto de uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de filosofia quanto da própria organização administrativa e pedagógica dessas instituições, pois o conhecimento dessa organização é o pressuposto para entender-se os desafios e as potencialidades desta disciplina diante dessa proposta de ensino. Entende-se que tanto a discussão em torno dos desafios decorrentes da organização administrativa e estrutural dessas instituições como, sobretudo, a reflexão acerca da prática pedagógica dos professores de filosofia são pressupostos fundamentais para um trabalho frutífero desses docentes.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de filosofia, Prática Pedagógica, Institutos Federais, Ensino Profissional Tecnológico.
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