O ser, a linguagem e o habitar
Palavras-chave:
Heidegger, Linguagem, Ser, HabitarResumo
Martin Heidegger traz à tona a questão da linguagem, que não apenas pertence ao “ser”, mas do “ser” que pertence a ela e nela faz morada. Ao ressignificar a linguagem, Heidegger não apenas dá um novo sentido àquilo que dizemos/pensamos sobre a realidade, mas eleva-a como instância de enunciação da verdade do ser. Somente a linguagem pode dizer a realidade e a verdade do ser homem. Habitamos a linguagem, e a linguagem nos habita.
Downloads
Referências
DUARTE, André. Heidegger e a linguagem: do acolhimento do ser ao acolhimento do outro. Human Nature, v. 7, n. 1, jan./jun. 2005, p. 129-158. Disponível em: https://philpapers.org/rec/DUAHEA-3. Acesso em 20/03/2023.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.
______. Construir, Habitar, Pensar. In: Ensaios e Conferências. (trad.) Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. 2ª ed. 2002.
______. Ser e tempo. Tradução revisada e apresentação de Márcia Sá Cavalcante; posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
______. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Biblioteca tempo universitário 5. Edições Tempo Brasileiro Ltda, 1967.
LISPECTOR, Clarice. As palavras. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2013.
REALE, Giovani. História da filosofia, 6: de Nietzsche a Escola de Frankfurt. - São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Augusto Maia, Carlos Alexandre Barbosa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.