O ser, a linguagem e o habitar

Autores

  • André Augusto Maia Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Professor de Filosofia https://orcid.org/0000-0002-7296-9094
  • Carlos Alexandre Barbosa dos Santos Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto / Estudante Teologia

Palavras-chave:

Heidegger, Linguagem, Ser, Habitar

Resumo

Martin Heidegger traz à tona a questão da linguagem, que não apenas pertence ao “ser”, mas do “ser” que pertence a ela e nela faz morada. Ao ressignificar a linguagem, Heidegger não apenas dá um novo sentido àquilo que dizemos/pensamos sobre a realidade, mas eleva-a como instância de enunciação da verdade do ser. Somente a linguagem pode dizer a realidade e a verdade do ser homem. Habitamos a linguagem, e a linguagem nos habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Augusto Maia, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Professor de Filosofia

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2004); mestre em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); doutorando em Educação Escolar, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Universidade Estadual Paulista), campus de Araraquara (vinculado à Linha de Pesquisa "Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre a Escola e Cultura"), sob a orientação da Profª Drª Paula Ramos de Oliveira. Atua como Professor de Educação Básica II - Filosofia - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Professor de Filosofia do Ensino Superior - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área da Filosofia e da Educação. Integrante do Grupo de Estudos GEPFC - Grupo de Estudos Filosofia para Crianças, coordenado pela Profª Drª Paula Ramos de Oliveira.

Referências

DUARTE, André. Heidegger e a linguagem: do acolhimento do ser ao acolhimento do outro. Human Nature, v. 7, n. 1, jan./jun. 2005, p. 129-158. Disponível em: https://philpapers.org/rec/DUAHEA-3. Acesso em 20/03/2023.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.

______. Construir, Habitar, Pensar. In: Ensaios e Conferências. (trad.) Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. 2ª ed. 2002.

______. Ser e tempo. Tradução revisada e apresentação de Márcia Sá Cavalcante; posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.

______. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Biblioteca tempo universitário 5. Edições Tempo Brasileiro Ltda, 1967.

LISPECTOR, Clarice. As palavras. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2013.

REALE, Giovani. História da filosofia, 6: de Nietzsche a Escola de Frankfurt. - São Paulo: Paulus, 2006.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

MAIA, A. A.; DOS SANTOS, C. A. B. O ser, a linguagem e o habitar. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 2, p. eK23022, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/10393. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sentidos fenomenológicos e hermenêuticos da casa: habitar experiências-limite