Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018)

Autores

  • Jonathan Dalla Vechia Bugs Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Ensino da Filosofia, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017

Resumo

O presente artigo analisa as proposições da área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da BNCC/2018 que podem servir de base para pensar o Ensino da Filosofia no contexto do novo ensino médio. Para tanto, opera-se dois movimentos: (1) o traçado de um breve panorama do que estava sendo construído para o Ensino da Filosofia nas versões que constituíram o processo de elaboração da BNCC/EM, contrastando com o que de fato se consolidou no documento; (2) apresentação da análise da especificidade da Filosofia a partir do que a BNCC/EM apresenta na área das CHSA. Destacamos que, apesar do documento ter diluído os componentes curriculares na perspectiva das áreas do conhecimento, há elementos que podem ser tomados na (re)construção de um espaço de Ensino para a Filosofia, sobretudo a partir de uma leitura minuciosa das categorias e habilidades especificas da área em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Licenciado em Filosofia e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: jonathan.bugs@acad.ufsm.br

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015. Bolsista Produtividade CNPQ.

Referências

BARRA, E. S. O. Parecer acerca da versão preliminar da Base Nacional Curricular Comum – Componente Curricular Filosofia / MEC 2015. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Eduardo_Salles_de_Oliveira_Barra.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

BRASIL, Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/602639/publicacao/15657824. Acesso em: 11 mar. 2020.

________. Ministério da Educação. Por uma política curricular para a educação básica:

contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento. Versão Preliminar. Brasília, 2018. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1IcBwbBUk_b6H3gRwLwjXaajyNxFSWCxRTwaD_cSeRBk/edit. Acesso em: 26 ago. 2021.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: consulta pública. Brasília, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão revista. Brasília, 2016a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

BRITO, E. O. O ensino de filosofia e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio – BNCC – EM. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 18, jan./ju., 2018.

BUGS, J. D.; TOMAZETTI, E. M.; OLIARI, G. A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica. Políticas Educativas, Paraná, v. 14, n. 1, p. 86-87, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/viewFile/109579/59355. Acesso em: 16 nov. 2021.

BUGS, J. D. A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: implicações para o Ensino da Filosofia. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZrcXvf-7A5mFXccxBGzTv3EFaNzsdSBg/view?usp=sharing. Acesso em: 18 nov. 2021.

CEPPAS, F. Parecer acerca da versão preliminar da Base Nacional Curricular Comum – Componente Curricular Filosofia / MEC 2015. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Filipe_Ceppas_De_Carvalho_E_Faria.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

FOUCAULT, M. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesia. Prometeus: filosofia em revista, Brasília, n. 6, v. 13, edição especial, p. 1-114, 2013.

FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1: A vontade de saber. 10ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque.

FOUCAULT, M. A história da sexualidade 2: O uso dos prazeres. 8ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque

FOUCAULT, M. Verdade e Poder. In: Microfísica do Poder, 10ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019, p. 35-54. Tradução de Lilian Holzmeister e Angela Loureiro de Souza.

FOUCAULT, M. Polêmica, Política e Problematização. In: Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2004a, p. 224-233. Tradução de Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa.

FOUCAULT, M. O cuidado com a verdade. In: Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2004b, p. 240-251. Tradução de Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa.

GRUPO DE TRABALHO FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA. Sem Filosofia não tem Base. Carta aberta, 2021. Disponível em: https://www.anpof.org/comunicacoes/notas-e-comunicados/sem-filosofia-nao-tem-base--carta-do-gt-filosofar-e-ensinar-a-filosofar-sobre-a-bncc. Acesso em: 26 ago. 2021.

HEUSER, E. M. D. Aula Inaugural – PROFFILO Unimontes: Escombros Filosóficos: BNCC-EM diretrizes curriculares e as políticas de obliteração do ensino de filosofia. Vídeo (2:34:58), 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BCWJgoMl5OY. Acesso em 26 ago. 2021.

NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: por que as democracias precisam das humanidades. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015. Tradução de Fernando Santos.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.

TOMAZETTI, E. M. Parecer acerca da versão preliminar da Base Nacional Curricular Comum – Componente Curricular Filosofia / MEC 2015. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Elisete_Medianeira_Tomazetti.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

VELASCO, P. D. Parecer acerca da versão preliminar da Base Nacional Curricular Comum – Componente Curricular Filosofia / MEC 2015. 2016. 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Patricia_Del_Nero_Velasco.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

DALLA VECHIA BUGS, J.; MEDIANEIRA TOMAZETTI, E. Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018). Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 173–202, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7348. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos