O lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14565

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar o lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e os impactos da contrarreforma para essa modalidade. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas para analisar processo de constituição e reorganização curricular do EMI no IFRO. Os resultados evidenciam que, mesmo antes da contrarreforma do Ensino Médio, em 2013 o IFRO iniciou uma reorganização curricular, influenciada por condicionantes técnicos e orçamentários, que promoveu o enxugamento curricular e a redução da carga horária de filosofia, mesmo ela se mantendo em todos os anos do EMI.

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Biografia do Autor

Gedeli Ferrazzo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Atualmente é professora de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Politecnica, Educação integral, Ensino Médio Integrado e Formação de professores.

Sheylla Chediak, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara (2020) na linha de Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Mestre em Psicologia na linha de Psicologia Escolar e Processos Educativos. Especializações em Gestão Escolar (2004) e em Língua Inglesa e Literatura (2007). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (2001). Formação técnica de nível médio em Magistério (com habilitação para Educação Infantil e Séries Iniciais). Dentre as principais temas de pesquisa estão: Formação do Professor, Gestão Escolar e Gestão da Comunicação na Escola, Internacionalização da Educação, Comunidades de Aprendizagem Profissional, Biletramento na infância, Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Tradução de Poesias, Análise do Discurso etc.Experiência em docência, gestão escolar e formação docente. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, e atua em três grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Propostas sobre formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP), Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (NUPAT - IFMS) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI - IFRO).

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

FERRAZZO, G.; CHEDIAK, S. O lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25017, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.14565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14565. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais