Projeto e Contemplação como Prática Educativa de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14862Palavras-chave:
Decolonial, Filosofia, Projetos, Contemplação, EducaçãoResumo
Objetiva-se no presente estudo uma análise referente a relevância do ensino de filosofia a partir de projetos de ensino que apresentem de forma significativa a necessidade de contemplação para se pensar a realidade de forma mais aproximada da realidade. É de conhecimento que a filosofia desde a sua origem se destacou por sua característica de estar próxima da vida pulsante da polis e neste espaço e a partir dele pensar a existência e demais questões consideradas fundamentais. Por isso trazemos o relato da execução de um projeto de ensino desenvolvido em um campus do Instituto Federal de Rondônia no ano de 2023, como uma estratégia para se trabalhar os conteúdos de filosofia em outro formato de forma mais aproximada da vida da comunidade discente. A metodologia consiste na leitura e análise de textos especializados nas questões aqui abordadas como forma de fundamentar nossa argumentação referente à necessidade de pensar o ensino de filosofia por meio de projetos, sobretudo, em instituições de ensino técnico e tecnológico, como é o caso dos Institutos Federais. A relevância da presente pesquisa consiste no fato de expor a real necessidade de projetos que cada vez mais apresentem a filosofia de forma orgânica a comunidade discente despertando assim não somente o senso crítico, mas também a consciência e diferencial de ser formado em uma instituição federal profundamente comprometida com as pautas contemporâneas como sustentabilidade, pensamento de minorias e decolonialidade.
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