BNCC, ensino de filosofia e a perspectiva spinozana

Autores

  • José Soares das Chagas

Palavras-chave:

BNCC, Competências e habilidades, Filosofia, Erro, Spinoza

Resumo

O escopo deste artigo é duplo. Primeiro, pretende apresentar um panorama histórico e contextual de implantação da nova Base Comum Curricular (BNCC) para o ensino básico sobretudo no que diz respeito à filosofia como componente curricular. Segundo, diante deste cenário de reforma da educação básica e da pedagogia oficial das competências e habilidades, objetiva propor uma filosofia da educação inspirada em Spinoza que aponte e oriente uma pedagogia onde o acompanhamento didático do erro é o ponto de partida da prática docente. Para tanto, dividimos este artigo em duas partes: na primeira, desenhamos o mapa legal onde se insere o ensino de filosofia; na segunda, discutimos os princípios da teoria do conhecimento spinozano no sentido de uma construção e justificação de uma pedagogia do acompanhamento do erro. Com isso, entendemos que a formulação de uma pedagogia inspirada em Spinoza é uma (dentre muitas outras) resposta possível e plausível para às exigências da BNCC, já que a emenda do intelecto pode ser entendida como uma “transcompetência” e, portanto, servir de referência para todas as competências propostas.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

CHAGAS, J. S. das . BNCC, ensino de filosofia e a perspectiva spinozana. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 20–35, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7246. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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Artigos