A urgência da presença da filosofia no Instituto Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14551

Palavras-chave:

Filosofia, Instituto Federal do Ceará, Urgência, Contribuições

Resumo

Caracterizada por ser radical e sistemática, a filosofia tem o papel de fomentar a criticidade, possuindo um papel importante na formação integral dos indivíduos. Neste sentido, o ensino de filosofia é essencial para a formação tanto de indivíduos singulares quanto de cidadãos, o que a leva a fazer parte dos currículos dos estudantes da Educação Básica, mais especificamente, do Ensino Médio. Tendo em vista o papel da filosofia na educação básica, este trabalho visa analisar a urgência desta disciplina no Ensino Médio e fornecer um retrato sobre sua presença no Instituto Federal do Ceará. Logo, mediante uma pesquisa bibliográfico-documental, partimos da compreensão das contribuições da filosofia, seguimos com a apresentação dos dados sobre a presença da filosofia no Instituto Federal do Ceará e, por fim, analisamos os dados apontando a urgência, os problemas e desafios do modo com esta disciplina está apresenta no Instituto Federal do Ceará.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

CUNHA, S. P. da. A urgência da presença da filosofia no Instituto Federal do Ceará. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25012, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.14551. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14551. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais