A urgência da presença da filosofia no Instituto Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14551Palavras-chave:
Filosofia, Instituto Federal do Ceará, Urgência, ContribuiçõesResumo
Caracterizada por ser radical e sistemática, a filosofia tem o papel de fomentar a criticidade, possuindo um papel importante na formação integral dos indivíduos. Neste sentido, o ensino de filosofia é essencial para a formação tanto de indivíduos singulares quanto de cidadãos, o que a leva a fazer parte dos currículos dos estudantes da Educação Básica, mais especificamente, do Ensino Médio. Tendo em vista o papel da filosofia na educação básica, este trabalho visa analisar a urgência desta disciplina no Ensino Médio e fornecer um retrato sobre sua presença no Instituto Federal do Ceará. Logo, mediante uma pesquisa bibliográfico-documental, partimos da compreensão das contribuições da filosofia, seguimos com a apresentação dos dados sobre a presença da filosofia no Instituto Federal do Ceará e, por fim, analisamos os dados apontando a urgência, os problemas e desafios do modo com esta disciplina está apresenta no Instituto Federal do Ceará.
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