Ensino de Filosofia e Cidadania: Uma Abordagem sobre os Conteúdos Filosóficos na Modalidade Integrada dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14518Resumo
O presente artigo elabora uma proposta sobre os conteúdos a serem ministrados no ensino de Filosofia no quadro do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata, portanto, do ensino de Filosofia em seus aspectos curriculares, podendo ainda ser aproveitado em instituições afinadas com semelhante proposta. Rejeita a compreensão da Filosofia como mera “formadora de cidadãos” e identifica as especificidades que compõem o discurso filosófico e aquilo que é imprescindível de ser observado e desenvolvido nos programas do Ensino Médio Integrado. Parte da premissa de uma carga horária mínima de 100 minutos semanais por três anos de formação e propõe a configuração a seguir: o primeiro ano aborda a problemática da linguagem e a questão do método; o segundo deve se decidir sobre a área filosófica a ser discutida de acordo com as afinidades históricas da proposta de formação na área técnica que irá compor a integração do Ensino Médio; o terceiro aproxima o discente da pesquisa em filosofia realizada pelo seu professor/pesquisador por meio de uma interlocução com as etapas dessa pesquisa. Filiada à Pedagogia Crítica, a proposta visa a formação integral do indivíduo, considera o pensamento crítico e as práticas sociais que o envolvem.
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