Caminhos para o ensino pluriversal e intercultural de filosofia a partir da Lei 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14943Palavras-chave:
pluriversalidade, interculturalidade, ensino de filosofia;, IFRO, CEFET-MGResumo
O objetivo do nosso artigo é discutir caminhos para promover um ensino de filosofia que contemple, conforme a lei 11.645/08, também as filosofias afro-brasileiras e indígenas. Trata-se de um tema de alta relevância tanto, especificamente, para o ensino de filosofia, quanto para a educação nacional, em geral. Enquanto a filosofia ainda está se adequando à lei em questão, carecendo de mais reflexões e propostas práticas de implementação, a realização desta lei no ambiente de uma disciplina tradicionalmente marcada por referenciais eurocêntricos representa um marco de mudança da educação nacional. Em termos metodológicos, a pesquisa parte de duas fontes: (1) da experiência enquanto docentes de filosofia, e (2) referenciais teóricos que abordam os desafios e caminhos para a promoção e prática do ensino pluriversal e intercultural de filosofia a partir da lei referida e da lei 10.639/03 que a precede, em especial, Noguera, Pontes, Gallo e Kohan. Introduzimos apontando alguns desafios de um ensino de filosofia que abarque, interculturalmente, a diversidade prevista na lei 11.645/08. Em seguida, esclarecemos os termos teóricos principais: pluriversalidade e interculturalidade. Depois mostramos caminhos possíveis para superar esses desafios e efetivamente realizar o ensino intercultural de filosofia que respeite essa lei, partindo da nossa própria experiência docente no CEFET-MG e no IFRO. As experiências relatadas no ensino de filosofia de maneira pluriversal e intercultural levaram a um considerável engajamento dos estudantes, inclusive em projetos de pesquisa e extensão que são realizados para além das obrigações da sala de aula.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ASANTE, Molefi Kete. Os Filósofos Egípcios – Vozes Ancestrais Africanas: De Imhotep a Akhenaten. São Paulo. Editora Anans, 2022.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 10 jan. 2003.
BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Diário Oficial da União, 11 mar. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2024.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
COSTA, Matheus O. Da necessidade de aumentar a diversidade cultural no ensino universitário de filosofia. PERI, v. 15, p. 1-13, 2023. Disponível em: <https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/7186>. Acesso em 25 jan 2025.
DIRETORIA ANPOF 2023/2024. Alguns dados para pensar currículo e excelência na área de filosofia: por uma filosofia pluriversal. Site da ANPOF, 16 nov. 2023. Disponível em: <https://anpof.org.br/forum/curriculo-e-excelencia-na-area-de-filosofia/alguns-dados-para-pensar-curriculo-e-excelencia-na-area-de-filosofia-por-uma-filosofia-pluriversal>. Acesso em 25 jan. 2025.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Reflexiones Finales. In: Fornet-Betancourt. Elementos para una critica intercultural de la ciencia hegemónica. Aachen: Concordia, 2017.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
JÚNIOR, L. A. de S. O “Lugar” da Filosofia no Ensino Médio. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 6, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/938”. Acesso em: 24 out. 2024.
MALL, Ram Adhar. Intercultural Philosophy: A Conceptual Clarification. Confluence. Online Journal of World Philosophies, v.1, p.67-84, 2014. Disponível em: <https://scholarworks.iu.edu/iupjournals/index.php/confluence/article/view/514>. Acesso em 25 jan 2025.
MILLER, Josh Platzky. From the ‘History of Western Philosophy’ to entangled histories of philosophy: the Contribution of Ben Kies. British Journal for the History of Philosophy, v. 31, n. 6, p. 1234-1259, 2023. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09608788.2023.2188898>. Acesso em 25 jan 2025.
NASCIMENTO, Wanderson Flor do; BOTELHO, Denise. O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais: a colonialidade e a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 14, maio/out. 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5570/4658>. Acesso em 25 jan 2025.
NOGUERA, Renato; DUARTE, Valter; DOS SANTOS, Marcelo Ribeiro. Afroperspectividade no ensino de filosofia: possibilidades da Lei 10.639/03 diante do desinteresse e do racismo epistêmico. O que nos faz pensar, v. 28, n. 45, p. 434-451, 2019. Disponível em: <https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/693>. Acesso em 25 jan 2025.
NOGUERA, Renato. Ensino de filosofia e a lei 10.639. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2014.
PONTES, Katiúscia Ribeiro. Kemet, escolas e arcádeas: a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. CEFET/RJ, Rio de Janeiro: 2017.
SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de. O "Lugar" da Filosofia no Ensino Médio. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 6, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/938>. Acesso em 27 jan. 2025.
TORRES, Haroldo da Gama et al. O que Pensam os Jovens de Baixa Renda sobre a Escola. Estudos & Pesquisas Educacionais, n. 4, São Paulo: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/02/148612915-Relatorio-Jovens-Pensam-Escola.pdf>. Acesso em 25 jan 2025.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz, Bolivia: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010. p. 75-93, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Sayonara Fernandes Prazeres, Matheus Oliva Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.