Combinação entre Ensino de Embriologia Veterinária e Instagram Podem Contribuir para a Conservação de Espécies

Auteurs

  • Pedro Henrique da Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Duarte Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clara Lima Menezes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iaritza Ketley Forneli Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiza Mendes Fontes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel Andrade Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rayan Silva de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

Ensino remoto, Divulgação científica, Redes sociais, Instagram, Conservação da biodiversidade

Résumé

Aspectos históricos, econômicos e socioculturais sofreram modificações significativas devido à pandemia de Covid-19. Dentre setores afetados, destaca-se a educação, que foi (re)ajustada para atendimento de suas demandas. Ao adotar um ensino totalmente remoto, a UFMG disponibilizou recursos virtuais para oferta de suas disciplinas. Dessa forma, durante a elaboração de um trabalho para a disciplina Embriologia Veterinária, foi criado um perfil no Instagram, à luz da divulgação científica, para apresentar como a embriologia é empregada para conservação de espécies. Durante a pandemia, as redes sociais emergiram como poderosas ferramentas para dar continuidade em variados setores, podendo apresentar-se também como canais veiculadores de conteúdos científicos, dada a heterogeneidade de seus usuários. Devido sua disponibilidade, interatividade e facilidade de acesso, as redes sociais tornaram-se espaço para a criação de conteúdo, que auxilia na quebra da barreira universidade-sociedade, aproximando essas duas esferas, que é tão almejada, especialmente, por atividades de extensão universitária.

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Publiée

2022-10-13

Comment citer

da Silva Santos, P. H., Duarte Vieira, A. ., Lima Menezes, C., Ketley Forneli, I., Mendes Fontes, L., Andrade Faria, S., & Silva de Paula, R. (2022). Combinação entre Ensino de Embriologia Veterinária e Instagram Podem Contribuir para a Conservação de Espécies. Conexão ComCiência, 2(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8228