Divulgação Científica de/sobre/para Meninas e Mulheres nas Ciências na rede social Instagram
Palavras-chave:
Mídias Digitais, Desigualdades de Gênero, Protagonismo feminino, ExtensãoResumo
As redes sociais têm ganhado centralidade na Divulgação Científica (DC), criando espaços para diálogos amplos sobre os assuntos da Ciência. Tal potencialidade dessas mídias pode se configurar como mecanismo de ação política sobre a temática das desigualdades de gênero na Ciência. Este trabalho analisa a rede social Instagram do Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” (MMC) como estratégia de DC sobre o tema, evidenciando o perfil do público, seu engajamento e a atuação na esfera pública. Adotou-se a perspectiva da análise documental, utilizando métricas e outros dados do Instagram. A maior parte dos seguidores são mulheres, o perfil do MMC já foi acessado em todas as regiões do país, destacam-se ações engajadas em realidades locais a partir dos materiais produzidos no projeto e disseminados na rede social. Conclui-se que o Instagram mobilizou coletivos de mulheres para promoverem ações educativas de enfrentamento das desigualdades de gênero na Ciência.
Referências
CARVALHO, Marília Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete. Mulheres e ciência: desafios e conquistas. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2011v8n2p20>
CAVALLI, M. B.; MEGLHIORATTI, F. A. A participação da mulher na ciência: um estudo da visão de estudantes por meio do teste DAST. ACTIO: Docência em Ciências. Curitiba, v. 3, n. 3, p. 86-2, set./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7513/5648>.
COSTA, Pedro Miguel Marques da; ROCHA, Marcelo Borges. Uso de plataformas digitais como forma de divulgar a Ciência. In: ROCHA, Marcelo Borges; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Divulgação Científica: textos e contextos. São Paulo: Livraria da Física, 2019, p. 79 - 90.
LAZZARINI, Ana Beatriz; SAMPAIO, Camilia Pierroti; GONÇALVES, Vitória Séllos; NASCIMENTO, Érica Regina Filletti; PEREIRA, Fabíola Manhas Verbi; FRANÇA, Vivian Vanessa. Mulheres na Ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero. Revista Ciência em Extensão. v. 14, n.2, p.188-194, 2018. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1717>
LIMA, Betina Stefanello; BRAGA, Maria Lúcia de Santana; TAVARES, Isabel. Participação das mulheres nas ciências e tecnologias : entre espaços ocupados e lacunas. Gênero, v. 16, n. 1, p. 11–31, 2015. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31222>
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
SOUZA, Fernanda Aparecida de; VALENTIM, Silvani dos Santos. A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG. Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 13, n. 42, p. 45–61, 2020. Disponível em: <https://adminprd.observatoriodeeducacao.org.br/api/assets/bb2ed787-c6bb-4bfd-8b48-88f627438b63/>
SILVEIRA, Camila. Mulheres do Nobel: nova Série do Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”. Blog do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências. 2020. Disponível em: <https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/2020/07/mulheres-do-nobel-nova-serie-do-projeto.html>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Silveira, Clara Carvalho e Souza, Clara Matte Borges Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.