Entre sala de aula e coordenação pedagógica: a criação do Jornal do Lumumbá

Autores

  • Luciana Jesus de Souza Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ
  • Cristiane Santos da Fonseca Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14487

Palavras-chave:

Projetos Educativos, Coordenação Pedagógica, Tecnologias na Educação, Intervenção Pedagógica

Resumo

Este projeto se propõe a dialogar sobre as conexões que podem ser feitas entre a coordenação pedagógica e os docentes em sala de aula, mostrando que essa troca pode ser bem-sucedida e replicada para outros espaços educacionais. Por meio da Intervenção Pedagógica, foi possível criar o jornal da escola (Jornal do Lumumbá) que trabalhou este gênero textual e ampliou o repertório de temas e conceitos que atravessam os muros da escola, fazendo uso da metodologia da Intervenção Pedagógica. Esse estudo é embasado por: Lima (2023), Soares (2013), Garcia (1995), Schön (1995). Os conceitos foram sistematizados e culminaram na estreia do jornal para toda comunidade escolar. O jornal teve sua divulgação física e virtual, sendo replicado nas redes sociais da escola e ganhou espaço na plataforma de notícias da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora do Ensino Fundamental I na SME/RJ e Tutora presencial na Fundação CECIERJ, no curso de Licenciatura em Pedagogia, vinculado à UERJ.

Cristiane Santos da Fonseca, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2001, tendo atuado na Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, atualmente é Coordenadora pedagógica na SME- RJ, graduada em Pedagogia na Área de Gestão, Supervisão Escolar – Orientação Pedagógica e Educacional, Pós-graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento.

Referências

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In.: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespana, Conceição Afonso e José A. S.Tavares. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p 51-76.

LIMA, Christiane Valêska Araújo Costa. Impactos da educomunicação na educação e sua contribuição para a prática docente. Rev Ciência & Contemporaneidade, v. 1, n. 1, pág.89-96, jul-dez, 2023.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-91, 1995.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa. estados unidos e américa latina. In: IPEA, Panorama da comunicação e das comunicações no Brasil, Brasília, v. 4, 2013.

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Publicado

24-01-2025

Como Citar

Jesus de Souza, L., & Santos da Fonseca, C. (2025). Entre sala de aula e coordenação pedagógica: a criação do Jornal do Lumumbá. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14487

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal