CAP/AP: vivências na perspectiva inclusiva

Auteurs

  • Marcinete Ferreira Moreira Universidade Federal do Amapá
  • Kelem Costa Dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Luis Alexandre Lemos Costa Universidade Federal do Amapá

Mots-clés :

CAP/AP, Deficiente visual, Educação especial, Amapá

Résumé

O estudo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho desenvolvido com familiares de estudantes com deficiência visual, que realizam o atendimento educacional especializado no Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual - CAP/AP. Desenvolveu-se um relato de experiência sobre as atividades pedagógicas realizadas com os familiares dos estudantes atendidos pelo CAP/AP, utilizando como método uma abordagem qualitativa. Resultados: as atividades desenvolvidas com os familiares contribuíram para a inclusão do estudante com deficiência visual, bem como a construção de conhecimentos na área da deficiência visual, possibilitando uma relação de colaboração entre essas famílias, estudante e o Centro. Conclusão: O CAP/AP é um centro de ensino, que desenvolve conhecimentos científicos, sociais, na área da deficiência visual. Desse modo, essa experiência com os familiares proporcionou um retorno positivo quanto à aprendizagem dos estudantes com deficiência visual.

Bibliographies de l'auteur

Marcinete Ferreira Moreira, Universidade Federal do Amapá

Professora especialista em educação especial e mestranda PROFEI. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0155154338717235 . E-mail: marcinetefm@gmail.com

Kelem Costa Dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em ciências biológicas, especialista em educação especial, professora da rede estadual do Amapá e mestranda PROFEI. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8338848919514258 . E-mail: dossantoskc@hotmail.com

Luis Alexandre Lemos Costa, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Especialista em Educação Especial. Docente do PROFEI. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2576773682939891 . E-mail: luisalexandre@unifap.br

 

Références

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Publiée

2024-01-16

Comment citer

Ferreira Moreira, M., Costa Dos Santos, K., & Lemos Costa, L. A. (2024). CAP/AP: vivências na perspectiva inclusiva. Conexão ComCiência, 1(4). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12039

Numéro

Rubrique

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior