Educação Inclusiva em Salvador: desafios e tensões na escola pública

Autores

  • João Max Conceição de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14469

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Políticas Educacionais, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar pesquisa em andamento sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem no ensino público estadual em Salvador, seus avanços e tensões no processo inclusivo. Fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, a pesquisa pondera a aplicação das políticas inclusivas previstas na Política Nacional de Educação Especial e nas Diretrizes da Educação Inclusiva na Bahia. A empiria desenvolve-se em duas escolas, uma com Sala de Recursos Multifuncionais e outra sem, através de entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados mostram um descompasso entre teoria e prática, evidenciando avanços legislativos, mas também barreiras e preconceitos persistentes. Conclui-se que a pesquisa busca propor reflexões e intervenções para aprimorar a relação entre políticas inclusivas e sua prática nas escolas.

 

Biografia do Autor

João Max Conceição de Oliveira , Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFBA), com Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UNEB). Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutorado em Educação em andamento (UNEB).

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Max Conceição de Oliveira , J. (2025). Educação Inclusiva em Salvador: desafios e tensões na escola pública. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14469

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal