Entraves da Educação Inclusiva em turmas da Educação Infantil em uma escola municipal de Fortaleza

Autores

  • Mália World University Ecumenical
  • Guilherme World University Ecumenical
  • Eduardo World University Ecumenical
  • Evandro Nascimento Silva Uece

Palavras-chave:

Educação Infantil, Inclusão, práticas pedagógicas

Resumo

A inclusão escolar preconiza a equidade de oportunidades para os alunos em todas as etapas da educação inclusive na Educação Infantil. O conhecimento e a implantação de práticas eficazes no cotidiano escolar podem favorecer a concretização dos princípios da Educação Inclusiva. Nesse contexto, este trabalho objetivou relatar os principais entraves encontrados por docentes para adotar estratégias eficientes no processo de inclusão de alunos da Educação Infantil em uma Escola Municipal de Fortaleza. Os resultados mostram que em todas as turmas analisadas temos a presença de alunos com necessidades especiais. Em geral os professores argumentaram não estarem preparados para receber estes alunos pela falta de cursos de formação inicial e continuada que os impedem de utilizarem práticas pedagógicas adequadas para atender tal publico. Assim pode-se concluir que é necessário um comprometimento de todos: gestores, docentes, familiares e profissionais especializados na elaboração de um projeto inclusivo que realmente funcione na prática.

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Publicado

13-10-2022

Como Citar

Bastos, M., Brito, G., Moreira, E., & Silva, E. N. (2022). Entraves da Educação Inclusiva em turmas da Educação Infantil em uma escola municipal de Fortaleza. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8913