CAP/AP: vivências na perspectiva inclusiva

Autores

  • Marcinete Ferreira Moreira Universidade Federal do Amapá
  • Kelem Costa Dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Luis Alexandre Lemos Costa Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

CAP/AP, Deficiente visual, Educação especial, Amapá

Resumo

O estudo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho desenvolvido com familiares de estudantes com deficiência visual, que realizam o atendimento educacional especializado no Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual - CAP/AP. Desenvolveu-se um relato de experiência sobre as atividades pedagógicas realizadas com os familiares dos estudantes atendidos pelo CAP/AP, utilizando como método uma abordagem qualitativa. Resultados: as atividades desenvolvidas com os familiares contribuíram para a inclusão do estudante com deficiência visual, bem como a construção de conhecimentos na área da deficiência visual, possibilitando uma relação de colaboração entre essas famílias, estudante e o Centro. Conclusão: O CAP/AP é um centro de ensino, que desenvolve conhecimentos científicos, sociais, na área da deficiência visual. Desse modo, essa experiência com os familiares proporcionou um retorno positivo quanto à aprendizagem dos estudantes com deficiência visual.

Biografia do Autor

Marcinete Ferreira Moreira, Universidade Federal do Amapá

Professora especialista em educação especial e mestranda PROFEI. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0155154338717235 . E-mail: marcinetefm@gmail.com

Kelem Costa Dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em ciências biológicas, especialista em educação especial, professora da rede estadual do Amapá e mestranda PROFEI. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8338848919514258 . E-mail: dossantoskc@hotmail.com

Luis Alexandre Lemos Costa, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Especialista em Educação Especial. Docente do PROFEI. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2576773682939891 . E-mail: luisalexandre@unifap.br

 

Referências

AMAPÁ. Decreto nº 37.11, de 29 de novembro de 2001. Dispõe sobre a criação do Centro de Apoio para Atendimento as Pessoas com Deficiência Visual no Amapá - CAP/AP. Disponível em: http://www.informanet.com.br/Prodinfo/boletim/2001/Icms-Pa/legislacao-ap/decreto3711-51-2001.htm. Acesso em: 27 ago. 2023.

AMAPÁ. Conselho Estadual de Educação. Resolução Nº. 48/ CEE/AP, de 05 de setembro de 2012. Fixa normas para a oferta da Educação Especial na Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino do Amapá. Disponível em: https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/CEE_ef888de2e03404b9c3a386fd45adbfd7.pdf. Acesso em 18 ago. 2023.

AMAPÁ. Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual - CAP/AP. Projeto Político Pedagógico, 2020.

BRASIL. Lei no 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 20 de ago. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso 12 jun. 2023.

BRASIL. Decreto 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 04 out, 2023.

BRASIL. CNE. CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em 05 jul. 2023.

BRASIL. Nota Técnica SEESP/GAB/nº09/2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4683-nota-tecnica-n9-centro-aee&Itemid=30192. Acesso em 28 ago. 2023.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. Brasília/DF, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 05 ago. 2023.

BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula é as adaptações do currículo. In: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtorno do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. COLL, César et al. (Org.). 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FLICK, Uwe. Uma introdução a pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2º ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HEREDERO, Eladio Sebastián. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp. V.26, n.4, p.733-768. Bauru. 2020 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28 de ago. 2023.

MARCHESI, Álvaro. A prática das escolas inclusivas. In: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos do Desenvolvimento e necessidades educativas especiais. COLL, César et al. (Org.). 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MELERO, Miguel Lopez. El Proyecto Roma: uma experiência de educación em valores. Ediciones Aljibe, Málaga, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: ed. Atlas, 1995.

VOIVODIC, Maria Antonieta M. A. Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. 6. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas v: fundamentos de defectologia. Editorial Pedagógica, Moscou, 1983. Visor Dis, S.A, 1997.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

Ferreira Moreira, M., Costa Dos Santos, K., & Lemos Costa, L. A. (2024). CAP/AP: vivências na perspectiva inclusiva. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12039

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior