O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará

Auteurs

  • Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mots-clés :

Currículo, Reforma do Ensino Médio, Educação Física

Résumé

O golpe que destituiu da presidência, Dilma Roussef, a educação do país sofreu reformas
normatizadoras adequando-se à interesses empresariais. Nesse contexto, o Ceará criou, o
Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Destarte, a Educação
Física sempre lutou pela sua legitimação e legalização e o contexto escolar não poderia ficar de
fora. Com isso, levantamos a seguinte questão: qual o seu lugar nas DCRC do Ceará no Ensino
Médio? Objetivo geral: compreender o lugar da Educação Física no DCRC, considerando a
BNCC e a reforma do Ensino Médio. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se
pesquisa documental. Essa análise, observou um retrocesso: o entendimento do objeto de
conhecimento unicamente como linguagem, sua subalternização curricular, condicionando seus
conhecimentos à aquisição de competências e habilidades, hegemonia dos esportes, discursos
biologicistas, processos de avaliação baseado em experimentação. Enfim, essas reformas
atingiram toda a educação no país, promovendo um modelo empresarial que atende aos anseios
capitalistas.

Biographie de l'auteur

Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/CE. Coordenador Escolar na EEM JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO - CREDE18/SEDUC-CE. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2245652641952054

Références

ALBUQUERQUE, J. O; TAFFAREL, C. N. Z. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico superadora do ensino da educação física. Unisul, Tubarão, v.14, n. 25, p. 52-70, Jan/Jul 2020. By Zumblick. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/8965. Acesso em: 21 de nov. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 3ª reimp, 2016.

BELTRÃO, José Arlen. Novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da privatização e a necessidade de alternativa pedagógica crítica na educação física. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28890?mode=full. Acesso em: 13 de out. 2021.

BELATRÃO, J. A; TAFFAREL, C. Z; TEIXEIRA, D. R. A educação física no novo ensino médio: implicações e Tendências promovidas pela reforma e pela BNCC. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia - Brasil, v. 16, n. 43, p. 656-680, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7024. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é Base – Versão final. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf; Acesso em: 29 de jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB n. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 22 nov. 2018b, seção 1, p. 21-24.

CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Diretrizes Curriculares Referenciais do Ceará. Versão Lançamento Virtual (Provisória). Fortaleza, Set. 2021.

CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Catálogo: Unidades Curriculares Eletivas, 2023a.

CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Catálogo: Trilhas de Aprofundamento, 2023b.

COLETIVO DE ALTORES. Metodologia de ensino da educação física. São Paulo:Cortez,1992.

DUARTE, N. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cadernos de pesquisa, v.46, n.159, p. 78-102, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sBKhCjTtQV6cJXPtqyT77cG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 de jan. 2022.

MALANCHEN, J; TRINDADE, D. C; JOHANN, R. C. Base Nacional Comum Curricular e reforma do ensino médio em tempos de pandemia: considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Momento: diálogos em educação, v. 30, n. 01, p. 21-45, jan/abr, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13095. Acesso em: 10 de Mar. 2022.

NOZAKI, H. T. O mundo do trabalho e o reordenamento da educação física brasileira. Revista da Educação Física, 10 (1), 3-12, 1999. Disponível em: https://www.academia.edu/72007376/O_Mundo_Do_Trabalho_e_O_Reordenamento_Da_Educa%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica_Brasileira. Acesso em: 10 de set. 2021.

PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SILVA, W. J. L. Crítica à Teoria Pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. Universidade Federal da Bahia, PPGE/FACED, Dissertação (Mestrado), 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15065/1/William%20Jos%C3%A9%20Lordelo%20Silva.pdf. Acesso em: 12 de set. 2021.

Téléchargements

Publiée

2024-01-16

Comment citer

de Sousa Lima, R. T. (2024). O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará. Conexão ComCiência, 1(4). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12026

Numéro

Rubrique

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior