O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará
Mots-clés :
Currículo, Reforma do Ensino Médio, Educação FísicaRésumé
O golpe que destituiu da presidência, Dilma Roussef, a educação do país sofreu reformas
normatizadoras adequando-se à interesses empresariais. Nesse contexto, o Ceará criou, o
Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Destarte, a Educação
Física sempre lutou pela sua legitimação e legalização e o contexto escolar não poderia ficar de
fora. Com isso, levantamos a seguinte questão: qual o seu lugar nas DCRC do Ceará no Ensino
Médio? Objetivo geral: compreender o lugar da Educação Física no DCRC, considerando a
BNCC e a reforma do Ensino Médio. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se
pesquisa documental. Essa análise, observou um retrocesso: o entendimento do objeto de
conhecimento unicamente como linguagem, sua subalternização curricular, condicionando seus
conhecimentos à aquisição de competências e habilidades, hegemonia dos esportes, discursos
biologicistas, processos de avaliação baseado em experimentação. Enfim, essas reformas
atingiram toda a educação no país, promovendo um modelo empresarial que atende aos anseios
capitalistas.
Références
ALBUQUERQUE, J. O; TAFFAREL, C. N. Z. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico superadora do ensino da educação física. Unisul, Tubarão, v.14, n. 25, p. 52-70, Jan/Jul 2020. By Zumblick. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/8965. Acesso em: 21 de nov. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 3ª reimp, 2016.
BELTRÃO, José Arlen. Novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da privatização e a necessidade de alternativa pedagógica crítica na educação física. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28890?mode=full. Acesso em: 13 de out. 2021.
BELATRÃO, J. A; TAFFAREL, C. Z; TEIXEIRA, D. R. A educação física no novo ensino médio: implicações e Tendências promovidas pela reforma e pela BNCC. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia - Brasil, v. 16, n. 43, p. 656-680, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7024. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é Base – Versão final. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf; Acesso em: 29 de jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB n. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 22 nov. 2018b, seção 1, p. 21-24.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Diretrizes Curriculares Referenciais do Ceará. Versão Lançamento Virtual (Provisória). Fortaleza, Set. 2021.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Catálogo: Unidades Curriculares Eletivas, 2023a.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC. Catálogo: Trilhas de Aprofundamento, 2023b.
COLETIVO DE ALTORES. Metodologia de ensino da educação física. São Paulo:Cortez,1992.
DUARTE, N. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cadernos de pesquisa, v.46, n.159, p. 78-102, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sBKhCjTtQV6cJXPtqyT77cG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 de jan. 2022.
MALANCHEN, J; TRINDADE, D. C; JOHANN, R. C. Base Nacional Comum Curricular e reforma do ensino médio em tempos de pandemia: considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Momento: diálogos em educação, v. 30, n. 01, p. 21-45, jan/abr, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13095. Acesso em: 10 de Mar. 2022.
NOZAKI, H. T. O mundo do trabalho e o reordenamento da educação física brasileira. Revista da Educação Física, 10 (1), 3-12, 1999. Disponível em: https://www.academia.edu/72007376/O_Mundo_Do_Trabalho_e_O_Reordenamento_Da_Educa%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica_Brasileira. Acesso em: 10 de set. 2021.
PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SILVA, W. J. L. Crítica à Teoria Pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. Universidade Federal da Bahia, PPGE/FACED, Dissertação (Mestrado), 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15065/1/William%20Jos%C3%A9%20Lordelo%20Silva.pdf. Acesso em: 12 de set. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.