A educação ambiental numa perspectiva crítica proposições para o trabalho pedagógico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas proposições teórico-metodológicas para trabalhar a educação ambiental na geografia escolar no âmbito do ensino médio a partir do contexto das escolas públicas e da espacialidade dos estudantes no semiárido cearense/Crateús-CE e dialogar com o arcabouço de possibilidades das leis nº 10.639/03 e 11.645/08. A geografia escolar reconhece a educação ambiental como uma área para o desenvolvimento de competências e habilidades que ressignifica o olhar do estudante sobre o seu espaço. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa como procedimento metodológico. Enquanto considerações finais, nota-se a necessidade de reconhecer a docência como uma atividade crítica e reflexiva, investir em formação continuada, trabalhar a geografia do ponto de vista da realidade dos estudantes e não usar o livro didático como currículo escolar, mas como um material de apoio didático.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ABONDANZA V. M. Quem escreve o livro didático de geografia?. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 10, n. 19, Jan-Jun 2020, pp. 461-474. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/703.
ARAUJO, R.L. Ensino de geografia e educação ambiental: uma discussão teórica. Rede – Revista Eletrônica do PRODEMA, v. 15, n 1, Jan-Jun, 2021, pp. 52 – 60. Disponível em: http://www.revistarede.ufc.br/index.html.
BRASIL. Lei número 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm.
_________. Lei número 11.645, de 10 de Março de 2008. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.
_________. Conselho Nacional deEducação/Conselho Pleno. Parecer nº 3, de10 de março de 2004. EstabeleceDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Diário Oficial da União, Brasília, 19 de maio de 2004. Disponívelem: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.
________. Lei n.º 9.775, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25 de Jun. 2021.
BARBOSA, G., OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, Jan-Abr 2020. pp. 323-335.
BELING, H.M.; CANCELIER, J.W.; VESTENA, M.H.; CAMPOS, J.S. Educação ambiental na escola: a geografia como uma ferramenta da prática. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 3, n. 2, Jan-Jun, 2020, pp. 116-137. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/246196/36605.
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16º edição. São Paulo: Papirus, 2010.
FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. 7º edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SOUSA JÚNIOR, A.R. Uma análise crítico-reflexiva da educação ambiental em um livro didático do ensino fundamental da escola pública. Revista Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, maio-agosto de 2021, pp. 11-36. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/49449/29918.
