Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE

Auteurs-es

  • Ivaneide Severo Goiana Pedagoga do Estado de Pernambuco
  • Luana Ricarto da Costa Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE
  • Fabiana Vilar de Sousa Bezerra Universidade Regional do Cariri

Mots-clés :

Ensino remoto, Formação docente, Educação, COVID-19

Résumé

A investigação discute os impactos da pandemia do Covid-19 o ensino remoto no cotidiano escolar dos profissionais da educação na rede municipal do Crato-CE. O referencial se baseou nos estudos de Arroyo (2003), Libâneo (2011), Kenski (2012) e Silva & Silva (2021). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica de documentos oficiais e normativos. Como resultados, percebemos que o Covid-19 causou vários impactos na educação devido à suspensão das aulas presenciais, com destaques para a deficiência de recursos tecnológicos, deixando de fora uma grande parcela social contribuindo, para ampliação das desigualdades educacionais. Diante do cenário, é urgente que se pense em políticas públicas direcionadas para a educação, com a finalidade de promover uma educação de qualidade. Porém é preciso ressaltar que a responsabilidade do déficit educacional não é somente dos professores, é sim, de uma série de fatores socioeconômicos que influenciam nas lacunas do que fragilizam o âmbito educacional.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivaneide Severo Goiana, Pedagoga do Estado de Pernambuco

 Possui graduação em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2007). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é analista em gestão educacional (pedagoga) da Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu-PE. Tem experiência na área de história da educação, educação religiosa, práticas pedagógicas e instituições educacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4124046904801791. E-mail: ivaneidesevero28@gmail.com

Luana Ricarto da Costa, Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE

Graduada em Pedagogia pela-URCA. Especialista em educação. Professora da Educação Básica do Município de Juazeiro do Norte. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da URCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1106890309179909. E-mail: Luana.costa@urca.br

Fabiana Vilar de Sousa Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação. Professora da Educação Básica do Município de Crato-CE. E-mail: fabianavsb03@gmail.com

Références

ARROYO, Miguel Gonzales. Outro Sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª. ed-Vozes. Petrópolis-RJ, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em 10 de maio de 2020

BRASIL, MEC/SEF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996.

________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

________. Portaria nº 343. MEC. Diário oficial, de 18 de março de 2020. Acessado em 10 de junho de 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

_______. Conselho Nacional de Educação – CNE. Parecer CNE/CES, nº343/2020, aprovado em 16 de junho de 2020. Acessado em 10 de junho. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN3432020.pdf?query=137/2007-CEE/MS.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Maria José Sousa da, SILVA, Raniele Marque da. EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DESENCONTROS. Ed. Realize, Conedu, 2020.

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Publié-e

2024-01-16

Comment citer

Severo Goiana, I., Ricarto da Costa, L., & Vilar de Sousa Bezerra, F. (2024). Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE. Conexão ComCiência, 1(4). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12045

Numéro

Rubrique

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior