PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES: RIO DE CONTAS (BA), UM CONTEXTO PARA REFLEXÃO

Autores

  • Alexandre Custódio De Jesus Dias
  • Janio Santos

Palavras-chave:

Cidade, Gestão, Planejamento Urbano, Urbanização

Resumo

Entender o planejamento urbano, no sentido de refletir sobre como o mesmo é pensado para pequenas cidades, focado no caso de Rio de Contas, na Bahia, é o foco deste texto. A metodologia centrou-se, por um lado, no debate sobre as contradições do processo de produção do espaço; por outro, em leituras sobre o tema, pesquisa documental e trabalhos de campo (entrevistas, mapeamento de informações in locus e observações sistemáticas). Nota-se que o espaço urbano e, concomitantemente, o processo de urbanização estão em constante transformação, sempre assumindo novas características, de acordo com as relações que estabelecem no tempo. Como é pensado, o planejamento na cidade pequena engendra ao espaço urbano uma série de problemas, que alteram o cotidiano dos moradores e maximizam conflitos já existentes, sobretudo nas áreas menos favorecidas. As deficiências técnicas e administrativas na condução das questões urbanas na pequena cidade, por outro lado, também impedem que haja, de fato, um planejamento eficiente e que seja crítico o suficiente para promover mudanças positivas da condição de parcela maior da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>, acesso em março de 2011.

BRASIL, Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/LEIS_2001/L10257.htm>, acesso em outubro de 2010.

DUCHROW, Alina D’Alva. Participação social no planejamento gestão urbano: o orçamento participativo de Olinda. 2004. 178f. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento e meio ambiente) UFCE – Fortaleza/CE, 2004.

FARIA, Leonardo. Planejamento estratégico, Estatuto da Cidade e plano diretor: métodos e instrumentos de organização e gestão do espaço urbano. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia v. 10, n. 32, 2009, p. 162-170.

FERRARI JÚNIOR, José Carlos. Limites e potencialidades do planejamento urbano: uma discussão sobre os pilares e aspectos recentes da organização espacial das cidades brasileiras. In: Revista Estudos Geográficos, Rio Claro, 2004. p. 15-28.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTTICA (IBGE). Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. V.XXI. (Jurandyr Pires Ferreira: Planejador e organizador)

LAHORGUE, M. L. Espaço e Políticas Urbanas: Porto Alegre sob governo do Partido dos Trabalhadores. 211f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004.

RIO DE CONTAS, Prefeitura Municipal de. Agenda 21 de Rio de Contas: preservando o seu passado na construção do seu futuro. Rio de Contas, 2005.

________. Prefeitura Municipal de. PRODETUR, Programa de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana. Plano diretor urbano com abrangência municipal: PDU. Rio de Contas, 2004.

________. Prefeitura Municipal de. Relatório de leitura técnica do Plano Diretor Participativo. Rio de Contas, 2010.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

DIAS, A. C. D. J. .; SANTOS, J. . PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO URBANO EM PEQUENAS CIDADES: RIO DE CONTAS (BA), UM CONTEXTO PARA REFLEXÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 53–77, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6886. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos