Conhecimentos elementares para a autorrevisão de textos acadêmicos e o aperfeiçoamento da escrita
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13383Parole chiave:
Revisão de textos, Autorrevisão de textos, Domínio discursivo acadêmico, Textos acadêmicosAbstract
Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre os elementos de revisão de textos que podem contribuir pedagogicamente para que autores de textos acadêmicos façam autorrevisão de seus textos. A exposição é entremeada por exemplos retirados doCurso de escrita acadêmica: aperfeiçoando seu estilo, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2022. A hipótese desenvolvida foi a de que os conhecimentos sobre revisão de textos podem colaborar com a autorrevisão dos produtores de texto. Tal hipótese se confirmou na medida em que os alunos do curso realizado demonstraram desconhecer algumas especificidades da produção de textos desse domínio discursivo, bem como indicaram um aprendizado útil aprendido no curso. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica, buscando colaborar com um problema real percebido no contexto da prática docente universitária. Como possibilidade de intervenção, os resultados apontam dois caminhos: por um lado, as mudanças individuais nas disciplinas curriculares da graduação ao inserir alguns dos conteúdos do trabalho do revisor de textos em suas ementas para que os alunos se tornem mais competentes no trato com os próprios textos; por outro lado, mudanças estruturais profundas para melhoria da qualidade da educação nacional em relação as competências de produção e leitura de textos acadêmicos.
Metriche
Riferimenti bibliografici
BEZERRA, Ricardo José Lima. A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.3, n.1, p. 103-120, 2017.
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI,
João L. T.; PEREIRA, Rony Farto (org.) Pedagogia cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. São Paulo: UNESP-Pró-Reitoria de Graduação, 2004, p. 113-128.
HEURLEY, Laurent. A revisão de texto: abordagem da psicologia cognitiva. Scripta, Belo Horizonte, v.14, n. 26, p. 121-138, 2010.
MENESES, M. P. Os sentidos da descolonização: uma análise a partir de Moçambique. OPSIS, Goiânia, v.16, n.1, p. 26-44, jan./jun. 2016.
SGUISSARDI, Valdemar. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Livia Maria Fraga (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação UFMG, 2010.
VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na Universidade: Fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.