Foco e Escopo

 

Os Cadernos do GPOSSHE On-line são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Após o recebimento dos artigos, inicialmente serão revisados, efetivando, desta forma, uma triagem a partir da análise se os manuscritos estão adequados às normas da revista. Por conseguinte, a editoria direciona o trabalho à avaliação autônoma de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o objeto do texto. Caso haja divergência entre os pareceristas, o trabalho deverá ser designado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo;
  2. Aceitação do artigo com revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Os Cadernos do GPOSSHE On-line trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

A convocação de avaliadores se dá pela Comissão Editorial, levando em conta a expertise dos pesquisadores nos temas relacionados à educação.

A avaliação dos manuscritos levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, relevância para a área e atendimento às normas da revista.

O tempo para avaliação das submissões será de até 6 meses.

 

Periodicidade

 

Cadernos do GPOSSHE On-line possue periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

 

Cadernos do GPOSSHE On-line oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Fontes de Indexação/Indexation Sources

Sumários.org

Directory of Research Journals Indexing (DRJI)

Social Science Open Access Repository (SSOAR)

Google Acadêmico

Periódicos de Livre Acesso (LIVRE)

Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

 PKP/Index

 

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

Os Cadernos do GPOSSHE On-line permite ao autor os direitos de publicação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Copyspider: http://www.copyspider.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Não cobramos taxas para submissão e publicação de textos

Os Cadernos do GPOSSHE On-line, editado pelo Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE), não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The GPOSSHE Booklets Online, edited by the Research Group Ontology of Social Being, History, Education and Human Emancipation (GPOSSHE), does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

 

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

 

Os Cadernos do GPOSSHE On-line (Centro de Educação/UECE), ISSN eletrônico 2595-7880, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito nos Cadernos do GPOSSHE On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número. Além disso, os Cadernos do GPOSSHE On-line  segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).

(Fonte: Declaração baseada na Revista Educação, UFSM).