Sobre a Revista
Foco e escopo
Os Cadernos do GPOSSHE On-line são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Qualis B1 Educação (CAPES 2017/2020)
DO CRITÉRIO DE SUBMISSÃO
Aceitaremos para avaliação trabalhos de doutores, de doutorandos* e mestres*.
*Apenas em co-autoria com um doutor.
Processo de avaliação pelos pares
Após o recebimento dos artigos, inicialmente serão examinados, efetivando, desta forma, uma triagem a partir da análise dos manuscritos quanto à norma da revista. Por conseguinte, a editoria direciona o trabalho à avaliação autônoma de, no mínimo, dois avaliadores (“duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o objeto do texto. Caso haja divergência entre os pareceristas, o trabalho deverá ser designado a um terceiro avaliador.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
Há três opções:
- Aceitação do artigo;
- Aceitação do artigo com revisões sugeridas pelos pareceristas e;
- Recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Os Cadernos do GPOSSHE On-line trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
A convocação de avaliadores se dá pela Comissão Editorial, levando em conta a expertise dos pesquisadores nos temas relacionados à educação.
A avaliação dos manuscritos levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, relevância para a área e atendimento às normas da revista.
O tempo para avaliação das submissões será de até 6 meses.
Periodicidade
Os Cadernos do GPOSSHE On-line possuem periodicidade semestral, fluxo contínuo e ahead of print.
Política de acesso livre
Os Cadernos do GPOSSHE On-line oferecem acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema CLOCKSS e LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Política de privacidade
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.
Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Copyspider.
Os trabalhos estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Não cobramos taxas para submissão e publicação de textos
Os Cadernos do GPOSSHE On-line, são editados pelo Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE), não cobram nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas
Os Cadernos do GPOSSHE On-line, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito nos Cadernos do GPOSSHE On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número. Além disso, os Cadernos do GPOSSHE On-line segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).