Sobre a Revista

Foco e escopo

Os Cadernos do GPOSSHE On-line são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).

Processo de avaliação pelos pares

Após o recebimento dos artigos, inicialmente serão revisados, efetivando, desta forma, uma triagem a partir da análise se os manuscritos estão adequados às normas da revista. Por conseguinte, a editoria direciona o trabalho à avaliação autônoma de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o objeto do texto. Caso haja divergência entre os pareceristas, o trabalho deverá ser designado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo;
  2. Aceitação do artigo com revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Os Cadernos do GPOSSHE On-line trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

A convocação de avaliadores se dá pela Comissão Editorial, levando em conta a expertise dos pesquisadores nos temas relacionados à educação.

A avaliação dos manuscritos levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, relevância para a área e atendimento às normas da revista.

O tempo para avaliação das submissões será de até 6 meses.

Periodicidade

Cadernos do GPOSSHE On-line possue periodicidade semestral, fluxo contínuo e ahead of print.

Política de acesso livre

Os Cadernos do GPOSSHE On-line oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema CLOCKSS e LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Política de privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

Os Cadernos do GPOSSHE On-line permite ao autor os direitos de publicação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Copyspider.

Licença Creative Commons
Os trabalhos estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Não cobramos taxas para submissão e publicação de textos

Os Cadernos do GPOSSHE On-line, editado pelo Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE), não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

Os Cadernos do GPOSSHE On-line, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito nos Cadernos do GPOSSHE On-line . Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número. Além disso, os Cadernos do GPOSSHE On-line segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).