v. 2 n. 1 (2019): Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo
O dossiê "Crise da educação em tempos de neoconservadorismo" dá continuidade com o fluxo de publicações dos Cadernos do Gposshe On-line. O Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) congrega diversos estudos do campo das ciências humanas, em particular da educação, da história e da questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Nos últimos anos, presencia-se uma série contínua de ataques à educação brasileira em diversos países. No Brasil, o desmantelamento da educação associa-se aos interesses de setores vinculados ao mercado de serviços que está atrelado à lógica do capital de base financeirizada. As investidas contra a educação brasileira foram aceleradas depois do golpe de 2016: reforma do ensino médio, projeto Escola sem partido, cortes no financiamento da educação pública/estatal, reordenamento do Fies, proposta da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras. Em acréscimo, o novo governo de Bolsonaro tende a aprofundar e fortalecer esse movimento neoconservador.