O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para apresentação dos manuscritos

1) Deve ser utilizado o Microsoft Word for Windows, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5margens com 2,5 cm.

2) Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito:

  • Os títulos podem ter, no máximo, 15 palavras;
  • O resumo, em terceira pessoa, deve ser informativo, com cerca de 150 palavras, e deve apresentar, com clareza e síntese, objetivo, metodologia, estrutura e resultados  relevantes do trabalho;
  • Palavras-chave: três a cinco realmente descritivas do foco do trabalho, separadas entre si por ponto e vírgula. Padronizar tilizando o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa;
  • Manuscritos com no mínimo 15 páginas e no máximo 30 páginas.

3) O corpo dos manuscritos a serem enviados devem conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento e conclusão. O item introdução deve conter a apresentação do manuscrito e breve problematização do tema/objeto. Bem como a justificativa do tema, o porquê da escolha, os objetivos do manuscrito e metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhidas e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Lembramos que na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do próprio autor.

4) Tabelas e quadros devem ser apresentados em texto editável em Word.

5) Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

6) Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados conforme as normas gramaticais vigentes.

7) Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial do Cadernos GPOSSHE On-line.

8) A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares.

9) A autoria deve certificar que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omitiu quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e instituições que possam ter interesse na publicação desse artigo. Deve, também, certificar que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Cadernos do GPOSSHE On-line.

10) O Comitê do Cadernos do GPOSSHE On-line tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Os metadados que não possuirem o registro do ORCID não daremos prosseguiment ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.


11) Em caso de pesquisa resultante de financiamento público ou privado, este deve ser mencionado no final o trabalho, indicando nome completo (por extenso) da agência financiadora, número do projeto ou protocolo e período de execução.

Citações e Referências

1 - Citações
, conforme a norma NBR 10520, de agosto de 2002, que, para o Cadernos do GPOSSHE On-line, foi assim sistematizada:

  • As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data;
  • Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto;
  • Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto,  fonte 10, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto;
  • Nome do autor da obra, para os dois casos acima:

a) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”;

b) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

2 - Referências, conforme a norma NBR 6023, de agosto de 2002, no sistema autor-data (somente os documentos efetivamente citados no trabalho).

Para fins de sistematização do Cadernos do GPOSHE On-line, utilizar somente o itálico como recurso de destaque tipográfico.

Exemplos de Referências

Livros  (obra completa)
SANTOS, M. B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

Legislação (meio eletrônico)
BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.estatutodacidade.com.br>. Acesso em: 12 set. 2002.

Periódicos – Revistas
NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: Edufsc, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

Jornais
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

Pelo título e em meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

Evento
SOUZA, L. S. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p.3-4.

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

Políticas de Seção

Dossiê

 

Artigo Originais
Corresponde a um trabalho científico original e inédito, contendo revisão crítica ou resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, redigido em português, espanhol ou inglês. É contribuição destinada a divulgar resultados inéditos de pesquisas com temas mais abrangentes, que discutem questões, analisam hipóteses e questionam os paradigmas vigentes.

Demanda Contínua

 

Temas Polêmicos

Resenha de livro

Apresentação e crítica de livro orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais; constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.