A educação dos camponeses em Torto arado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9474

Palavras-chave:

Torto arado, Figuração literária, Educação, Educação do campo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a figuração da educação dos camponeses na obra Torto Arado de Itamar Vieira Júnior, notadamente nas personagens centrais, Bibiana e Belonísia. Analisa o enredo buscando identificar a manifestação literária dos vários sentidos da educação. Enfoca, especificamente, o sentido amplo da educação quanto aos processos educativos que ocorrem de maneira mais espontânea e não sistematizada, mas que contribuem para formação das personagens; e a educação em seu sentido restrito, que se refere aos processos educativos intencionais e sistematizados. Quanto a este último a análise resultou de dois modelos educativos intencionais: a educação escolar e a educação sindical, ambas fundamentam desdobramentos importantes para a construção do enredo e para o desenvolvimento das protagonistas. O estudo é resultado de projetos de pesquisa financiados pela FUNCAP e pelo CNPq cujo objeto de estudos é a Educação do Campo no Ceará.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE, doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - UFC, graduada em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNISA), professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, pesquisadora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), líder do grupo de pesquisa Práxis e Formação Humana.

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Direiro (UFC), licenciado em História (UECE), pós-doutor em Filosofia Política (UFC), professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE - CAPES 5), líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). 

Maria Aires de Lima, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), membro do grupo de pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana, bolsista CAPES.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 1, de 13 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 fev. 2022.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete. Dicionário da educação do campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012, p. 257-265.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, pra quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LUKÁCS, Georg. Estetica 1: La peculiaridad de lo estetico. Traducción de Manuel Sacristán. Vol. 1. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1982.

MÁRKUS, György. Marxismo e antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

PEREIRA, K. R. C.; FERREIRA COSTA, F. J. F.; LIMA, M. A. de. A educação dos camponeses em Torto arado. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9474. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9474. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo