Chamada: Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo

 

Período de submissão: até 28 de junho

Idiomas: Português, inglês, francês e espanhol.

Normas: Diretrizes para autores.

 

Nos últimos anos, presencia-se uma série contínua de ataques à educação brasileira em diversos países. No Brasil, o desmantelamento da educação associa-se aos interesses de setores vinculados ao mercado de serviços que está atrelado à lógica do capital de base financeirizada. As investidas contra a educação brasileira foram aceleradas depois do golpe de 2016: reforma do ensino médio, projeto Escola sem partido, cortes no financiamento da educação pública/estatal, reordenamento do Fies, proposta da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras. Em acréscimo, o novo governo de Bolsonaro tende a aprofundar e fortalecer esse movimento neoconservador.

Nesse sentido, a revista científica Cadernos do GPOSSHE On-line, do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), convida professores(as) e pesquisadores(as) a submeterem seus manuscritos na forma de artigos e ensaios para compor o Dossiê temático intitulado “Crise da educação em tempos de neoconservadorismo”. Os manuscritos devem ser submetidos no site dos Cadernos do GPOSSHE On-line, Submissão, para que sejam encaminhados à avaliação da editoria e externa. O resultado da avaliação será notificado nos meses que seguem ao envio.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Frederico Jorge Ferreira Costa (PPGE-UECE).

Profa. Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima (PPGEB-UFC/URCA).

Prof. Me. Alisson Slider do Nascimento de Paula (UNINTA/PPGE-UECE)