Cadernos do GPOSSHE On-line https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE <p><em>Os Cadernos do GPOSSHE On-line</em> são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as). </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Sociologia; História; Educação<br />Prefixo DOI: 10.33241<br />e-ISSN: 2595-7880 | ISSN: 2595-7880</span></p> pt-BR <p>Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.<br /><br />Todo o conteúdo da Revista Cadernos <em>Gposshe On-Line</em> é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.</p> frederico.costa@uece.br (Frederico Jorge Ferreira Costa) karla.raphaella@aluno.uece.br (Karla Raphaella Costa Pereira) Fri, 17 Nov 2023 19:15:11 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O uso das novas tecnologias anos iniciais: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11794 <p>A proposta deste artigo, inicia-se na disciplina de tecnologia I e II do mestrado em Novas tecnologias e ganha a sala de aula em formato de sequência didática, destinada aos alunos do quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta de promover a escrita e cálculos nas séries iniciais origina-se nas demandas de nossa própria realidade de trabalho em sala de aula. O professor generalista, que no âmbito da SME/RJ e de outras prefeituras necessita atuar com diversas demandas. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática mediada por novas tecnologias digitais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Assim o uso de tirinhas e jogos para construção de textos foi o recurso utilizado para trabalhar esta seara da Língua Portuguesa. E os Jogos digitais como o <em>Kahoot</em> e <em>Liveworksheets</em>, se fizeram necessários para dinamizar as aulas que envolviam demandas matemáticas básicas. Entre os referenciais teóricos pode-se destacar: Zuge (2018); Benedites, Dutra e Miquelin (2022); Alves (2016); Wang (2020) e Barbosa et al. (2021). Dessa forma, a proposta atingiu resultados positivos dentro dos grupos de estudantes, promovendo um maior interesse dentro dessas disciplinas tão caras ao primeiro segmento.</p> Bruno Virginio Neri , Claudete de Lima Chafin , Luciana Jesus de Souza Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11794 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Reflexões sobre processos de constituição de pesquisa num mestrado em educação https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11790 <p>O texto analisa o processo de constituição de uma pesquisa de Mestrado em Educação e Ensino, em universidade pública estadual brasileira, por meio das contribuições de professores que, ao mediarem os componentes curriculares, no percurso das investigações dos discentes, contribuíram significativamente à compreensão do objeto de estudo. O objetivo deste artigo é refletir sobre os escritos iniciais do projeto de pesquisa, tomando-se por base as contribuições de cada disciplina cursada para direcionar teoricamente o projeto. Os dados apresentados estão guiados pelas leituras do projeto realizadas por professores, onde pudemos aperfeiçoá-lo com sugestões feitas por eles nos ricos encontros de debates em sala de aula, bem como no esclarecimento de questões abordadas. Na análise, é perceptível a importância dos olhares aguçados de professores que apontam os caminhos a serem explorados na pesquisa, propiciando maior consistência científica nos trabalhos em desenvolvimento, compreendendo e refletindo as particularidades apresentadas por cada estudante.</p> Willian Moraes Pinheiro , Ana Cristina de Moraes Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11790 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300