Cadernos do GPOSSHE On-line https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE <p><em>Os Cadernos do GPOSSHE On-line</em> são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as). </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Sociologia; História; Educação<br />Prefixo DOI: 10.33241<br />e-ISSN: 2595-7880 | ISSN: 2595-7880</span></p> pt-BR <p>Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.<br /><br />Todo o conteúdo da Revista Cadernos <em>Gposshe On-Line</em> é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.</p> frederico.costa@uece.br (Frederico Jorge Ferreira Costa) karla.raphaella@aluno.uece.br (Karla Raphaella Costa Pereira) Tue, 03 Jan 2023 20:27:41 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Desenvolvimental https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10731 <p>Este trabalho resulta de análise sobre aproximações e contrapontos de aspectos teórico-metodológicos entre as teorias Histórico-Crítica e Desenvolvimental, no contexto da Educação. Problematizam-se as possibilidades de inter-relação entre os modos de organização do Ensino e as duas teorias, que compartilham o referencial filosófico do materialismo histórico-dialético. Realiza-se estudo bibliográfico objetivando salientar os encontros filosóficos de ambas teorias, desde Davídov (1982, 1987, 1988, 1999), Saviani (2008, 2021), Ilyénkov (2007), entre outros. Indica-se profícua aproximação entre as teorias, vislumbrando diálogos na organização do Ensino a partir da atividade de estudo, proposta pela Teoria do Ensino Desenvolvimental.</p> Santa Otani, Julia Malanchen Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10731 Sat, 03 Jun 2023 00:00:00 -0300 A política externa no governo Bolsonaro https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10222 <p>O artigo analisa a política externa no governo Bolsonaro e suas implicações para as relações internacionais brasileira. O estudo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental ancorada em pesquisadores(as) de e do campo das Relações Internacionais. Foi identificada, no governo Bolsonaro, uma posição de subordinação comercial e de alinhamento da política externa brasileira aos EUA, configurando-se como uma diplomacia da vassalagem; Outras ações compõem esse cenário: negacionismo ambiental, negacionismo científico, negação dos Direitos Humanos, dos direitos dos indígenas, dentre outros. A política externa do governo Bolsonaro abalou a credibilidade diplomática brasileira e transformou o país num pária mundial com consequência para o desenvolvimento nacional.</p> Kátia Regina Rodrigues Lima, Emmanoel Lima Ferreira, Patric Anderson Gomes da Silva Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10222 Sun, 12 Mar 2023 00:00:00 -0300