Cadernos do GPOSSHE On-line
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<p><em>Os Cadernos do GPOSSHE On-line</em> são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as). </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Sociologia; História; Educação<br />Prefixo DOI: 10.33241<br />e-ISSN: 2595-7880 | ISSN: 2595-7880</span></p>pt-BR<p>Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os <em>Cadernos do GPOSSHE On-line</em> permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.<br /><br />Todo o conteúdo da Revista Cadernos <em>Gposshe On-Line</em> é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.</p>frederico.costa@uece.br (Frederico Jorge Ferreira Costa)karla.costa@ufersa.edu.br (Karla Raphaella Costa Pereira)Sat, 14 Sep 2024 11:39:10 -0300OJS 3.3.0.13http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60O protagonismo do Conselho Superior de Instrução nas Conferências Pedagógicas da Bahia
https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14426
<p>O objetivo deste texto é analisar o papel desempenhado pelo Conselho Superior de Instrução na coordenação das Conferências Pedagógicas, realizadas entre 1875 e 1879, e como essa atuação impactou a instrução pública na Bahia, com ênfase no professorado da época. Trata-se de uma investigação no campo da História da Educação na Bahia, com ênfase na pesquisa documental. O procedimento metodológico se respalda na análise de documentos como os Regulamentos de 1873 e 1875 e os Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino da Bahia dos presidentes provinciais. Percebe-se que a atuação do Conselho se destaca na instrução pública, especialmente em relação ao professorado da época, estabelecendo-se como um fórum de discussão focado em temas relacionados ao ensino primário. O Conselho promoveu debates entre práticas tradicionais e inovadoras, além de estabelecer-se como um espaço de articulação e de apresentação de teses produzidas pelos professores de primeiras letras.</p>Micaela Souza dos Santos Fernandes , Cíntia Borges de Almeida
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https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14426Mon, 24 Mar 2025 00:00:00 -0300Cultura Escolar e sua influência:
https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14425
<p>O objetivo deste trabalho foi discutir sobre a influência da cultura escolar das instituições de ensino na formação dos sujeitos, compreendendo-a como um campo histórico. O texto discute a complexidade da cultura escolar, enfatizando que não existe uma única cultura escolar, mas múltiplas, influenciadas por fatores sociais, familiares, culturais e históricos. As pesquisas sobre a história da educação revelam essa diversidade e mostram como a escola evoluiu para um espaço que forma sujeitos, refletindo mudanças sociais e culturais. Gatti (2012) destaca a diversidade disciplinar no campo da educação, questionando o estatuto da educação como ciência. Chartier (2002) aborda a noção de representações sociais e como elas moldam as percepções e hierarquias sociais, destacando o papel da escola na construção dessas representações. Foucault (1982) analisa como o poder é exercido nas instituições escolares, moldando comportamentos e reforçando normas, evidenciando a relação entre o espaço físico e a cultura escolar.</p>Ana Paula Tavares Piran , Rosângela Farias da Silva
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