Cadernos do GPOSSHE On-line https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE <p><em>Os Cadernos do GPOSSHE On-line</em> são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).</p> pt-BR <p>Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.<br /><br />Todo o conteúdo da Revista Cadernos <em>Gposshe On-Line</em> é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.</p> frederico.costa@uece.br (Frederico Jorge Ferreira Costa) karla.raphaella@aluno.uece.br (Karla Raphaella Costa Pereira) Mon, 17 Oct 2022 14:14:01 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A educação dos camponeses em Torto arado https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9474 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a figuração da educação dos camponeses na obra Torto Arado de Itamar Vieira Júnior, notadamente nas personagens centrais, Bibiana e Belonísia. Analisa o enredo buscando identificar a manifestação literária dos vários sentidos da educação. Enfoca, especificamente, o sentido amplo da educação quanto aos processos educativos que ocorrem de maneira mais espontânea e não sistematizada, mas que contribuem para formação das personagens; e a educação em seu sentido restrito, que se refere aos processos educativos intencionais e sistematizados. Quanto a este último a análise resultou de dois modelos educativos intencionais: a educação escolar e a educação sindical, ambas fundamentam desdobramentos importantes para a construção do enredo e para o desenvolvimento das protagonistas. O estudo é resultado de projetos de pesquisa financiados pela FUNCAP e pelo CNPq cujo objeto de estudos é a Educação do Campo no Ceará.</p> Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa, Maria Aires de Lima Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9474 Mon, 14 Nov 2022 00:00:00 -0300 O trabalho em Hegel e Marx https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9336 <p>O objetivo do presente texto foi apresentar reflexões resultantes de pesquisa acerca da formação e deformação humana a partir das considerações hegelianas e marxianas a respeito da positividade e negatividade do trabalho. Utilizou-se a dialética do senhor e do servo, de Hegel (2008) e textos de juventude de Marx (textos escritos por ele somente e em parceria com Engels). Como conclusão, nota-se que há um caráter formativo imanente ao trabalho, não é possível ao ser humano relacionar-se com a natureza, com os demais seres humanos e consigo próprio sem a mediação do trabalho, porém, no contexto da sociedade capitalista, ele se torna uma mediação que desefetiva o humano, produzindo estranhamento e uma formação que deforma, brutaliza e empobrece a subjetividade.</p> Vilson Aparecido da Mata Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9336 Mon, 07 Nov 2022 00:00:00 -0300