https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/issue/feedCadernos do GPOSSHE On-line2024-11-06T10:21:57-03:00Frederico Jorge Ferreira Costafrederico.costa@uece.brOpen Journal Systems<p><em>Os Cadernos do GPOSSHE On-line</em> são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as). </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Sociologia; História; Educação<br />Prefixo DOI: 10.33241<br />e-ISSN: 2595-7880 | ISSN: 2595-7880</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14426O protagonismo do Conselho Superior de Instrução nas Conferências Pedagógicas da Bahia2024-11-06T10:21:57-03:00Micaela Souza dos Santos Fernandes mssfernandes.ppge@uesc.brCíntia Borges de Almeida cbalmeida@uesc.br<p>O objetivo deste texto é analisar o papel desempenhado pelo Conselho Superior de Instrução na coordenação das Conferências Pedagógicas, realizadas entre 1875 e 1879, e como essa atuação impactou a instrução pública na Bahia, com ênfase no professorado da época. Trata-se de uma investigação no campo da História da Educação na Bahia, com ênfase na pesquisa documental. O procedimento metodológico se respalda na análise de documentos como os Regulamentos de 1873 e 1875 e os Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino da Bahia dos presidentes provinciais. Percebe-se que a atuação do Conselho se destaca na instrução pública, especialmente em relação ao professorado da época, estabelecendo-se como um fórum de discussão focado em temas relacionados ao ensino primário. O Conselho promoveu debates entre práticas tradicionais e inovadoras, além de estabelecer-se como um espaço de articulação e de apresentação de teses produzidas pelos professores de primeiras letras.</p>2025-03-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-linehttps://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14425Cultura Escolar e sua influência: 2024-11-06T10:06:30-03:00Ana Paula Tavares Piran anapaulatavarespiran@gmail.comRosângela Farias da Silva ped.rosangelafarias@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi discutir sobre a influência da cultura escolar das instituições de ensino na formação dos sujeitos, compreendendo-a como um campo histórico. O texto discute a complexidade da cultura escolar, enfatizando que não existe uma única cultura escolar, mas múltiplas, influenciadas por fatores sociais, familiares, culturais e históricos. As pesquisas sobre a história da educação revelam essa diversidade e mostram como a escola evoluiu para um espaço que forma sujeitos, refletindo mudanças sociais e culturais. Gatti (2012) destaca a diversidade disciplinar no campo da educação, questionando o estatuto da educação como ciência. Chartier (2002) aborda a noção de representações sociais e como elas moldam as percepções e hierarquias sociais, destacando o papel da escola na construção dessas representações. Foucault (1982) analisa como o poder é exercido nas instituições escolares, moldando comportamentos e reforçando normas, evidenciando a relação entre o espaço físico e a cultura escolar.</p>2025-03-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line