A concepção de currículo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v10i1.17050

Palavras-chave:

Ensino Médio Potiguar, Reforma do Ensino Médio, Currículo

Resumo

As teorias de currículo não são neutras; cada uma aponta para um determinado conceito de conhecimento e de qual sujeito ela pretende formar. Dessa forma, é fundamental analisar as teorias que fundamentam os currículos escolares, pois eles definem um projeto de sociedade. Dito isso, este artigo tem como objetivo evidenciar a concepção de currículo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP). Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo a partir do software ATLAS.ti, baseando-se nas definições de Tomaz Tadeu da Silva, que defende que toda e qualquer análise de currículo deve se basear nas categorias que o definem. Como resultado, aponta-se que o currículo do RCEMP é, em sua essência, pós-crítico. Dentre os principais resultados, destaca-se um processo de subjetivação dos elementos do fazer pedagógico, evidenciando uma educação que se baseia no senso comum da realidade e nas experiências subjetivas dos alunos, escancarando o alinhamento da formação ofertada com o atual contexto do mercado de trabalho precarizado.

Biografia do Autor

Gustavo Tawan Silva de Moura, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduando em Letras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, mrmbro do Grupo de Pesquisa Práxis e Formação Docente (UFERSA).

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/RN), vinculada ao Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) do Centro Multidisciplinar de Caraúbas; pós-doutorado concluído no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE/FUNCAP), doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE); doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFC); psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNISA); especialista em Revisão Textual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MINAS), graduada em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); líder dos Grupos de Pesquisa Práxis e Formação Docente (UFERSA) e Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE).

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.

COSTA, F. J. F.; COSTA PEREIRA, K. R. Reflexões sobre fascismo, integralismo e bolsonarismo: uma análise a partir do pensamento de Leon Trotsky. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13331. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/13331. Acesso em: 5 jan. 2026.

LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

RIO GRANDE DO NORTE. Portaria SEI Nº 356, de 08 de outubro de 2019. Estabelece as Normas de Avaliação da Aprendizagem Escolar para a Rede Estadual de Ensino e dá outras providências.

RIO GRANDE DO NORTE. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Natal: Secretaria da Educação, do Esporte e do Lazer: 2021.

SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p.383-387, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 17 out. 2025.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Downloads

Publicado

2026-01-06

Como Citar

MOURA, G. T. S. de; PEREIRA, K. R. C. A concepção de currículo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 10, n. 1, 2026. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v10i1.17050. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/17050. Acesso em: 8 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos