Edição Atual

v. 2 n. 1 (2019): Dossiê: Crise da educação em tempos de neoconservadorismo

O dossiê "Crise da educação em tempos de neoconservadorismo" dá continuidade com o fluxo de publicações dos Cadernos do Gposshe On-line. O Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) congrega diversos estudos do campo das ciências humanas, em particular da educação, da história e da questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética.

Nos últimos anos, presencia-se uma série contínua de ataques à educação brasileira em diversos países. No Brasil, o desmantelamento da educação associa-se aos interesses de setores vinculados ao mercado de serviços que está atrelado à lógica do capital de base financeirizada. As investidas contra a educação brasileira foram aceleradas depois do golpe de 2016: reforma do ensino médio, projeto Escola sem partido, cortes no financiamento da educação pública/estatal, reordenamento do Fies, proposta da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras. Em acréscimo, o novo governo de Bolsonaro tende a aprofundar e fortalecer esse movimento neoconservador.

Fonte da capa: https://br.pinterest.com

 

Frederico Jorge Ferreira Costa - Editor Científico dos Cadernos do GPOSSHE On-line

Kátia Reigna Rodrigues Lima - Editora Científica dos Cadernos do GPOSSHE On-line

Alisson Slider do Nascimento de Paula - Editor Científico dos Cadernos do GPOSSHE On-line

 

 

Publicado: 2019-08-14
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Os Cadernos do GPOSSHE On-line é vinculado ao Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana, ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) e aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Criado em setembro de 2018, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais e inéditos, oriundos de pesquisas científicas, na área de Educação.

Prefixo DOI: 10.33241

 

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