O impacto da avaliação da economia no apoio à democracia

Autores

  • Vitor de Moraes Peixoto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Jéssica Matheus de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v16i30.1470

Palavras-chave:

Atitudes Democráticas, Apoio à democracia, Mobilidade Social, Avaliação da Economia

Resumo

O artigo discute como a avaliação sociotrópica da economia e a mobilidade social se relacionam com o nível de adesão à democracia ou a formas autoritárias de governo, no ciclo 2006-2016. Conclui-se que avaliar bem a economia do país e perceber mobilidade social ascendente tende a levar os indivíduos a declarar mais apoio incondicional ao sistema democrático e demostrar graus de insatisfação menores com a democracia. Além disso, esses indivíduos tendem a apoiar menos golpes militares em cenários com alta criminalidade.

Biografia do Autor

Vitor de Moraes Peixoto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, sistema político, financiamento de campanhas, accountability, representação e competição eleitoral. 

Jéssica Matheus de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Cientista Social e mestranda em Sociologia Política pela Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e bolsista CNPQ

Downloads

Publicado

03-07-2020

Como Citar

PEIXOTO, V. de M.; DE SOUZA, J. M. O impacto da avaliação da economia no apoio à democracia. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 69–92, 2020. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v16i30.1470. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/1470. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)