Mães contra violência policial

Relações de gênero, raça e classe

Autores

  • Mario Magno de Oliveira Silva UFC/UNILAB
  • Vera Rodrigues
  • Caio Barbosa Portela

Palavras-chave:

Movimento de Mães. Maternidade. Gênero. Raça. Classe

Resumo

Este artigo aprofunda a análise anteriormente feita por Silva e Rodrigues (2022) sobre o contexto de ativismo político de movimentos liderados por mães que perderam seus filhos vítimas de violência do Estado no Brasil. Aqui discutimos com maior ênfase a trajetória do movimento e como ela está imbricada em opressões interseccionais de gênero, raça e classe. Apresentaremos revisão bibliográfica e análise documental, com levantamento de textos e relatos sobre o tema. Pretendemos relacionar a morte, o luto, a luta e a maternidade numa perspectiva interseccional.

Biografia do Autor

Mario Magno de Oliveira Silva, UFC/UNILAB

Bacharel em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e Mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (UFC\UNILAB). Atuou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM (CNPq/UNIFOR) no Projeto de "Estratégias de Educação Ambiental na Escola Pública" (2011- 2012). Bolsista Egresso do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da UNILAB PETHL (2015-2017). Foi Secretário Geral da União Nacional dos Estudantes - UNE e membro do Fórum Nacional Popular de Educação - FNPE (2017-2019). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Diretor de Instituições Públicas da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Realiza assessoramento para a Secretária da Articulação Política do Governo do Estado do Ceará (SEAP). Parecerista da Revista Haveres - PET CS UFC. Desenvolve pesquisas com ênfase nas populações Afro-Brasileiras e atua, principalmente, nos seguintes temas: Juventude Negra, Violência Urbana, Movimentos de Mães e Familiares Vítimas do terrorismo do Estado, Educação, Políticas de Ações Afirmativas, Decolonialidade, Diversidade Sexual e as relações de gênero, raça, classe, territoriais e culturais.

Vera Rodrigues

Professora adjunta no Instituto de Humanidades da UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Professora efetiva no Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC-UNILAB. Professora no seminário especializado ?O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo? no Instituto de Investigaciones Afrolatinoamericanas da Universidade de Harvard (jan-fev2021). Líder do do Grupo de pesquisa Oritá - Espaços, Identidades e Memórias e coordenadora da Linha de Pesquisa "Identidades e Políticas Públicas". Vice-coordenadora do Comitê de Antropólogos(as) Negros(as) da ABA - Associação Brasileira de Antropologia. Diretora de Áreas Acadêmicas da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) Gestão 2020-2022. Coordenadora do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e da Diáspora (Ceiafrica). Coordenadora do projeto de extensão "Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras". Coordenadora do "Projeto de Pesquisa e Extensão: o apagamento do negro na terra do sol - rumos da educação e cultura afro-brasileira no Ceará." Doutora em Antropologia Social pela USP - Universidade de São Paulo (2012) ; Mestre em antropologia social - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Bacharel em Ciências Sociais Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Ex-Coordenadora pedagógica do Curso de Especialização (EAD) UNIAFRO- Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar (2014-2016). Ex-Conselheira Estadual de Promoção da Igualdade Racial (2016-2018). Ex-Coordenadora do curso de Bacharelado em Antropologia (2015-2017). . Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (2007); Realizo pesquisas com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, políticas públicas, educação, racismo, relações etnicorraciais e feminismo negro.

Caio Barbosa Portela

Caio Barbosa Portela é mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC-Unilab. Licenciado em Ciências Sociais pela UFC com estágio docente realizado na disciplina Sociologia oferecida aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEMTI João Nogueira Jucá, sob a supervisão da Profa. Ynara Guedes. Bacharel em Urbanismo pela UNEB, Engenharia Sanitária, Civil e Ambiental pela UFBA. Servidor do Ministério Público Federal (MPF) integrante da carreira de Analista do MPU/Perito em Engenharia Civil. Atua como membro permanente do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF e participa de bancas de heteroidentificação racial para verificação do cumprimento da lei de cotas. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas – Sankofa, vinculado à Unilab, coordenado pelo antropólogo Prof. Dr. Luis Tomás Domingos e pela antropóloga Profa. Dra. Carla Susana Alem Abrantes. Principal linha de pesquisa a que se vincula: Conhecimento, Poder e Epistemologias. Principais interesses de pesquisa: identidades e relações étnico-raciais; cosmovisões africana, afro-brasileira e ameríndia; teoria antropológica; teoria social; tradições e religiosidades africana, afro-brasileira e ameríndia; fundamentos teórico-metodológicos em Antropologia Social. https://orcid.org/0000-0002-0271-6809. E-mail: cbportela@gmail.com.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, M. M.; RODRIGUES DA SILVA, V. R.; BARBOSA PORTELA, C. Mães contra violência policial: Relações de gênero, raça e classe. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 145–166, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/8595. Acesso em: 28 abr. 2024.