Dinâmicas nacionais e internacionais no child support grant da África do Sul

Autores

  • Maria Clara Oliveira CoLABOR & FEUC
  • Renata Mirandola Bichir Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Transferência monetária;, Política Global, Política Pública, África do Sul, Child Support Grant

Resumo

O artigo analisa o programa sul-africano de transferência monetária Child Support Grant desde a sua formulação  até ao momento atual, tanto no quadro do sistema de proteção social nacional quanto em perspectiva  internacional. Construído a partir de revisão da literatura, de documentos oficiais e de entrevistas, o texto contribui  para a discussão sobre políticas globais e constitui um registro da evolução desta política social.

Biografia do Autor

Maria Clara Oliveira, CoLABOR & FEUC

É Professora Auxiliar Convidada no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, o Emprego e a Proteção Social – CoLABOR e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole. Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2018). Possui um mestrado em Política e Desenvolvimento nos Países do Sul (2013) e um Diploma em Estudos Políticos – Estudos Internacionais (2012) por Sciences Po Bordeaux, bem como um mestrado em Relações Internacionais (2012) e uma licenciatura em Relações Internacionais (2010) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses prendem-se com a circulação de ideias e de modelos de políticas públicas, em particular de políticas sociais.

Renata Mirandola Bichir, Universidade de São Paulo

É coordenadora da Área de Pesquisas e do projeto "A governança multinível da política de assistência social" no Centro de Estudos da Metrópole (CEM).
É graduada em Ciências Sociais pela USP (2002), mestre em Ciência Política pela USP (2006) e doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ (2011). Entre 1999 e 2011, e novamente a partir de 2013 tem sido pesquisadora do CEM/Cebrap. Entre 2011 e 2013 foi Coordenadora Geral de Resultados e Impacto do Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi bolsista do IPEA, na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, em um projeto sobre as capacidades estatais para a implementação de políticas sociais nos BRICS. Desde 2013, é professora no curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando nos seguintes temas: políticas públicas, pobreza, segregação, políticas sociais, transferência de renda, mecanismos de coordenação federativa e análise de redes sociais.

Downloads

Publicado

09-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA, M. C.; BICHIR, R. M. . Dinâmicas nacionais e internacionais no child support grant da África do Sul. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 75–104, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/9440. Acesso em: 28 abr. 2024.