Educação do Campo e resistência
uma análise a partir da Metodologia da Instalação Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3616Palavras-chave:
Educação do Campo, Instalação Geográfica, Resistência, CriatividadeResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre Educação do Campo e resistência. A temática é parte da dissertação em andamento, do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri- URCA, cujo objetivo é analisar práticas de resistência no campo. Para tanto, busca situar historicamente o contexto da Educação destinada aos povos do campo que evidencia um modelo EDUCACIONAL que favorecia o estado de dominação das elites agrárias sobre os trabalhadores, elevar a produtividade no campo e evitar o enfraquecimento político e social do patriarcalismo. O estudo baseia-se nos fundamentos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Pires (2012). Dentre outros que nos ajudaram com as discussões e aprofundamento sobre a temática. A partir dessa problematização trazemos a proposta metodológica da Instalação Geográfica, idealizada por Ribeiro (2014, 2016) a qual evidencia a possibilidade, de Brasil resistência ao modelo homogêneo de educação.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; CHAUÍ, Marilena S; FREIRE Paulo. O educador: vida e morte. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
FOERSTE, Erineu; GERKE, Janinha. Educação do Campo no Brasil: uma aproximação. In: FOERSTE, Erineu; FOERSTE-SCHUTZ, Gerda Margit; CALIARI, Rogério. (Org.). Introdução à Educação do Campo. Vitória: Edufes, 2009, p. 71-90.
FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. O Contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, v. 3, n. 1, p. 66-84, 2 jan. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172. Acesso em: 01 jan. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 01 jul. 2019.
LEINEKER, M.; ABREU, Claudia. B. M. A educação do campo e os textos constitucionais: um estudo a partir da constituição Federal de 1934. In: ANPED SUL: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: ANPED, 2012. p. 01-11. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1772/79. Acesso em: 16 mai. 2019.
MARTINS, Fernando José (Org.). Educação do campo e formação continuada de professores: uma experiência coletiva. Porto Alegre: EST Edições; Campo Mourão: FECILCAN, 2008.
MEZZAROBA, Cristiano; CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educação & Formação, v. 5, n. 3, 27 mai. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 30 mai. 2020.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PIRES, Angela Monteiro. A educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Educação em Direitos Humanos)
RIBEIRO, Emerson. Arte e a criatividade em geografia: práticas pedagógicas em instalações geográficas. Fortaleza: 2016.
RIBEIRO, Emerson. Processos Criativos em Geografia: Metodologia e Avaliação para sala de aula em Instalações Geográficas. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas de Formação Continuada para os professores da Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO E II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO, 25., 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. São Paulo: ANPAE, 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0141.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019.
VASCONCELLOS, Kátia Regina; BERNARDO, Elisansela da Silva. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2 mai. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109. Acesso em: 01 set. 2019.
XAVIER, Antônio Roberto; SOUSA, Luana Mateus de; MELO, José Lucas Martins. Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 215-233, 1 mai. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355. Acesso em: 01 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Aparecida do Nascimento, Emerson Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.