Reminiscência educacional

experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3629

Palavras-chave:

Educação, História, Memória

Resumo

Esse estudo intenciona analisar aspectos como educação, trabalho, lazer e arte, a partir dos relatos de histórias de vida feitos pelos idosos da localidade Jordão situado a 17 km do Município de Sobral no estado do Ceará. Nesta perspectiva, foram utilizados como referencial teórico Sousa; Lima, 2016, Pena (2017), Fialho et al (2020) entre outros. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista semiestruturada. Por fim, as assertivas analisadas, segundo os relatos fornecidos nas entrevistas, afirmaram que as novas metodologias educacionais têm prejudicado o aprendizado no ambiente escolar. Para os anciãos, o principal motivo apontado é o desaparecimento do caráter punitivo na educação, comum no método tradicional. Todavia, mesmo considerando o conhecimento e os aspectos culturais identificáveis nos discursos dos idosos, é importante que sejam valorizadas a participação e a produtividade do aluno no decorrer do processo educacional, levando em conta aspectos individuais e coletivos.

 

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Biografia do Autor

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE)

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM/FECLESC), especialista em Gestão de Organizações Sociais, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2013). Coordenado do Grupo de Estudos Trabalho e Educação (GETE).

Johnantan Santiago Moura, Colégio Diocesano Pe. Anchieta

Especialista em Didáticas e Práticas de Ensino pela Universidade de Quixeramobim (UNIQ); Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor da educação básica.

 

 

Amélia Soares André, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em convênio com a Universidade Internacional de Lisboa (2003).

 

Referências

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

NOVAES, M. A. B. de; MOURA, J. S.; ANDRÉ, A. S. Reminiscência educacional: experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233629, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3629. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3629. Acesso em: 20 abr. 2024.